O prefeito de Veneza, Giorgio Orsoni, estava sendo mantido em domiciliar nesta quarta-feira sob suspeita de corrupção relacionada a um projeto de 5 bilhões de euros (6,8 bilhões de dólares) para a construção de uma barreira anti-inundação, disseram fontes da polícia. Um juiz emitiu ordem de prisão contra um veterano político italiano e 33 outras pessoas.

O projeto Moisés, destinado a evitar que a cidade repleta de canais afunde na lagoa sobre o qual foi construída, foi primeiramente idealizado em 1966, mas a construção começou apenas em 2004 devido a divergências sobre sua concepção, financiamento e impacto ambiental.

A Câmara dos Deputados da Itália terá de decidir se cancelará a imunidade de Giancarlo Galan, que foi duas vezes ministro e um proeminente representante do partido Força Itália, de Silvio Berlusconi, além de ser ex-governador da região do Vêneto.

Ainda não estava claro quantas pessoas foram presas.

Um porta-voz da prefeitura de Veneza não comentou imediatamente a questão, e o assesor do prefeito não respondeu a telefonemas. Um porta-voz do gabinete de Galan disse que não iria comentar.

Uma coletiva de imprensa foi convocada por promotores de Veneza.