De acordo com o presidente do Conselho de Segurança da Capital, Abelardo Luis Espinosa, o policiamento da região é feito por 120 soldados da Polícia Militar, porém, eles ficavam responsáveis também por garantir a segurança de outras áreas, inclusive fora de Campo Grande.
Com altos índices de violência, o presidente do conselho buscou formas de garantir segurança focada na área central. A reivindicação completou 10 anos e, para conseguir que a demanda fosse atendida, o Conselho de Segurança ressalta que aproximadamente 300 mil pessoas passam pelo Centro de Campo Grande todos os meses e que é nesta região que circulam 60% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e 72% do ISS (Imposto Sobre Serviços).
Os policiais locados na 5ª Companhia Independente da PM atuarão apenas na região compreendida entre os limites da Avenida Tamandaré e a Coronel Antonino e da Mascarenhas de Moraes com a Eduardo Elias Zahran. Abelardo afirma que espera uma redução de 25% a 30% da violência nesta área.