Nesta terça-feira (8), agentes federais em todo o país vão paralisar as atividades no Dia Mundial de Luta contra o Câncer. Em frente das unidades da PF, os policiais vão realizar atos públicos e o velório da Segurança Pública, pois consideram a burocracia e a falta de investimentos os grandes cânceres das polícias brasileiras.

Com caixões, coroas de flores, grandes elefantes brancos infláveis, roupas pretas e gestos de luto, o movimento protesta contra a crise da segurança pública. Segundo os sindicatos, os agentes federais estão desmotivados, pois são frequentes as interferências políticas ou burocráticas nas investigações. Somente no ano passado mais de 115 agentes federais abandonaram a carreira, conforme dados oficiais.

Segundo a federação nacional dos policiais federais, não bastassem cinco anos de congelamento salarial, nos últimos anos agentes federais têm denunciado que seus relatórios investigação e de inteligência não estão chegando aos processos criminais que tramitam no Poder Judiciário.

Jones Borges Leal, presidente da federação, afirma que “uma das nossas metas é exigir que os relatórios produzidos pelos agentes federais sempre sejam avaliados pelos juízes, pois muitos processos são arquivados por falta de provas, e corruptos e criminosos ficam impunes, devido às interferências de uma burocracia inútil que existe na Polícia Federal”.

Divulgação recente da Polícia Federal anunciou que atualmente o órgão está investigando fraudes e corrupção em investimentos do Governo Federal que ultrapassam o valor de 15 bilhões de reais.

E Leal critica o que considera uma incoerência: “é injustificável o governo Dilma sucatear a carreira dos agentes federais, se eles são os especialistas responsáveis por investigações que defendem investimentos de mais de 15 bilhões de reais do próprio governo federal”.

Segundo Leal, várias unidades especializadas da PF tem menos da metade do número ideal de investigadores. “Existem núcleos operacionais de delegacias especializadas com 2 ou 3 agentes federais, e isso significa que uma investigação que deveria durar 2 meses vai durar 2 anos. É um absurdo, pois crimes são prescritos, e os corruptos e o crime organizado comemoram o descaso do governo com a Polícia Federal”.

Além dos protestos, as entidades sindicais também vão iniciar uma campanha nacional de prevenção ao câncer direcionada a todos os servidores da Polícia Federal, incluindo também os servidores terceirizados.