Com orientações para a população durante o feriado de carnaval a Polícia Militar divulga uma série de dicas para garantir a segurança dos foliões em Campo Grande e no interior do Estado.

Em relação a cuidados em festas de ruas, bailes ou clubes a polícia aconselha a sempre ter um documento de identificação com foto com você. Evitar levar maquinas fotográficas, joias, celulares ou objetos de valor, e não aceite bebidas de quem você não conhece. Evite entrar em brigas ou discussões, use roupas leves, beba muita água e use camisinha.

Para quem for de carro até a folia, é aconselhável que as pessoas deixem o veículo em locais iluminados e movimentados, sem nenhum objeto a vista dentro do carro. A polícia aconselha a evitar locais ermos e que não se permaneça muito tempo dentro do carro.  Sempre use o cinto de segurança. Respeite a sinalização, cuidado ao atravessar cruzamentos durante a noite e o principal que é “Se beber não dirija”.

Assaltos

Para evitar assaltos ou outros crimes a polícia ainda aconselha as pessoas a nunca andarem sozinhas e sempre manter objetos como bolsas e mochilas na frente do corpo. Também é importante levar as chaves de casa dentro do bolso e, ao entrar em um ônibus vazio, ficar próximo do motorista.

Crianças

As crianças merecem uma atenção especial, com uma identificação que indique seus dados e um telefone para contado sempre com elas. Quando estiverem no carro, devem sentar no banco traseiro e usando cinto de segurança, ou na cadeirinha apropriada.

Viagens

Quem for viajar deve deixar um contato com um vizinho ou alguém de confiança, para saber se está tudo bem na casa ou apartamento. Retire todos os aparelhos da tomada e feche o registro do gás. Também é aconselhável desligar a campainha, assim você deixa em dúvida em quem vai usá-la para verificar se tem alguém na casa. E nunca deixe as luzes acessas durante o dia.

Estrada

Quem for pegar a estrada deve evitar os horários de pico e nunca dirigir cansado ou sonolento. É importante respeitar os limites de velocidade e sempre usar o cinto de segurança, além de nunca dirigir embriagado.

Efetivo

A Polícia Militar vai colocar 90% do efetivo nas ruas do Estado para coibir e prevenir crimes durante o período de carnaval. Conforme o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Evaldo Iahn Mazuy haverá 120 militares do serviço de inteligência da PM nas ruas para observar a movimentação dos foliões principalmente nos pontos de aglomeração de pessoas como o carnaval popular da Avenida Fernando Correa da Costa, desfile na Praça do Papa, bailes em clubes e também nas lojas de convivência onde é costume a concentração de pessoas e bebidas alcoólicas.

Festa no interior

Os principais focos de atenção no interior do Estado são com as cidades que já têm carnaval tradicional, como Corumbá, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Naviraí. Os reforços no policiamento serão enviados para Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Bonito, Fátima do Sul, Paranaíba, Bataguassu, Ivinhema e Rio Brilhante.

Trânsito

Serão realizadas blitze secas desde o começo do carnaval para desestimular as pessoas a consumirem bebidas alcoólicas e assumir a direção do carro.