Operação policial contra crime na Europa prende 1.000 suspeitos, diz Europol
A polícia europeia fez mais de 1.000 prisões em uma operação de dez dias em todo o continente contra o crime organizado, neste mês, detendo suspeitos de tráfico de pessoas e contrabandistas de cocaína, informaram autoridades nesta quarta-feira. A operação foi realizada em cidades, aeroportos e portos e envolveu milhares de policiais de todos os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A polícia europeia fez mais de 1.000 prisões em uma operação de dez dias em todo o continente contra o crime organizado, neste mês, detendo suspeitos de tráfico de pessoas e contrabandistas de cocaína, informaram autoridades nesta quarta-feira.
A operação foi realizada em cidades, aeroportos e portos e envolveu milhares de policiais de todos os 28 países na União Europeia e seis outros países que não compõe o bloco.
A polícia identificou 200 vítimas de tráfico humano e salvou 30 menores romenos que seria traficados. Algumas dessas pessoas foram forçadas à prostituição ou eram exploradas por gangues de mendicância, informou a Europol, organização policial da Europa.
“Esta é a maior ofensiva coordenada contra o crime organizado já vista na Europa”, disse Rob Wainwright, chefe da Europol, em uma coletiva de imprensa na sede da organização.
Segundo ele, a operação foi necessária por conta da maior sofisticação e interconectividade dos grupos criminosos europeus, muitos dos quais utilizavam uma conexão encriptada na Internet que dificulta o monitoramento, a fim de se comunicarem entre si.
“Meses de planejamento, essa foi uma cuidadosamente coordenada série de ataques contra pontos importantes e setores do crime que sustentam a economia clandestina na Europa”, disse ele.
“O que vimos emergir foi uma economia clandestina integrada criminosa”, disse ele.
As prisões se concentraram em criminosos intermediários e atravessadores, já que chefes do crime não são tipicamente apanhados nessas buscas – embora as operações tenham como objetivo capturá-los também.
Na chamada “Operação Arquimedes”, 1.027 prisões foram feitas entre 15 e 23 de setembro. Autoridades apreenderam 599 quilos de cocaína, 200 quilos de heroína e 1,3 tonelada de maconha.
A operação resultou em informações que podem resultar em mais investigações e prisões, segundo a Europol.
Autoridades nos EUA e na Colômbia também ajudaram a identificar novas rotas de tráfico de drogas para a Europa, incluindo drogas sendo enviadas como encomenda por correio.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.