Deverá ser apenas em 12 de março, na Copa do Brasil, a estreia de Alexandre Pato pelo São Paulo. Até lá, o atacante, que não pode atuar no Campeonato Paulista por já ter excedido limite de partidas para defender outra equipe, vai se limitar a treinar no CT da Barra Funda. Um exercício que exige conformação, lembra Muricy Ramalho.

“Falei a ele que tem que ter um pouco de paciência, será só treinamento, e ele vai ser muito exigido no treinamento. É o que tem para ele agora”, disse o treinador, na sexta-feira, dia em que o ex-corintiano finalmente assinou o contrato de empréstimo até o final de 2015.

Afora os trabalhos técnicos, Pato também será testado fisicamente pela comissão técnica. O reforço tem histórico grande de lesões – não em sua passagem pelo Corinthians – e será tratado com maior atenção para não se machucar.

“Ele vai fazer os testes que os outros também fizeram. Tudo o que os outros já fizeram (na pré-temporada), ele vai ter que fazer. É chato. São testes que exigem muito. Exige paciência mesmo, porque eu sei que é difícil só treinar, ficar sem jogar”, continuou seu novo comandante, que imagina Pato como parceiro de do centroavante Luis Fabiano.

Pelos treinos desde terça-feira, com gols em jogo-treino e no rachão, a impressão que o novo camisa 11 causou em Muricy foi positiva. “Dá para perceber que é um jogador muito técnico, diferenciado”, elogiou, insistindo em avisar ao jogador que ele precisa ter calma. “Suportar esse período (até a estreia) não é fácil”, justificou.

Ao contrário do meia Jadson, envolvido na troca com o Corinthians e já inscrito para o Estadual, Pato só terá seu vínculo registrado na semana que vem. Afinal, o São Paulo também não pode ter pressa, já que seu jogo de estreia provavelmente será daqui a quase um mês, diante do CSA, em Maceió.