Líder de notificações, Campo Grande só agora recebe ações de combate à dengue

Com 195 casos notificados, Campo Grande lidera o ranking de dengue em Mato Grosso do Sul, porém somente hoje (16) começaram as ações da prefeitura para o combate, planejadas em reunião realizada ontem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em janeiro 2013, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 23 mil casos e o prefeito […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com 195 casos notificados, Campo Grande lidera o ranking de dengue em Mato Grosso do Sul, porém somente hoje (16) começaram as ações da prefeitura para o combate, planejadas em reunião realizada ontem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Em janeiro 2013, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 23 mil casos e o prefeito Alcides Bernal (PP) criticou a gestão passada por não planejar as ações com antecedência. Ele chegou a anunciar uma pré-campanha, mas somente a lançou hoje, quase um mês se passou do verão, período em que as chuvas são mais freqüentes, assim como os índices de dengue.

A prefeitura iniciou as ações com limpeza – capina e roçada – nos cemitérios públicos da Capital. Dentre as ações previstas também está a aplicação de multas aos donos de terrenos que não estiverem limpos, além de agentes de saúde que vão entrar nas residências para eliminar os focos da dengue.

O ranking de incidência deste ano está disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde em www.saude.ms.gov.br. Corumbá segue em segundo lugar com 35 notificações e Rio Negro em terceiro com 13.

O outro lado

A Sesau entrou em contato com a reportagem e disse que a reunião de ontem foi apenas mais uma para o plano de combate à dengue, que foi lançado de fato em setembro. São mais de 300 parceiros envolvidos, além de 17 veículos de fumacê e 1.535 agentes comunitários e 440 agentes de endemias que vão atuar na prevenção, que está sendo feita antecipadamente para evitar nova epidemia.

A Prefeitura ainda informou que os bairros com maior incidência de dengue são o Chácara Cachoeira, o Autonomista e o Santa Fé com 18 focos. (Matéria alterada às 16h09 para acréscimo de informações)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados