Um ex-funcionário da Microsoft foi preso em Seattle acusado de vazar informações do Windows 8 para um blogueiro de tecnologia. Segundo o jornal inglês The Guardian, o boletim de ocorrência mostra que Alex Kibkalo enviou partes do código-fonte e um kit de acesso para ativar o sistema operacional a um blogueiro francês; as imagens com a tela do sistema do Windows foram postadas em seguida.

Na conversa com o blogueiro ao vazar o sistema, Alex Kibkalo, então arquiteto de software na empresa divisão de pesquisa da empresa, a Redmond, disse que “provavelmente vazaria o sistema naquele dia”; o blogueiro ainda perguntou se ele queria fazer mesmo sabendo que era uma ação “bem ilegal”, Kibkalo afirmou “eu sei”. O fato ocorreu há dois anos e as imagens ganharam o mundo, ao serem divulgadas amplamente na internet. Embora tenha postado apenas as imagens, Kibkalo, encorajou o blogueiro a publicar o kit de ativação, parte vital do sistema antipirataria da Microsoft.

O arquiteto foi pego após o blogueiro enviar um e-mail à para confirmar a veracidade do código-fonte do Windows 8. Investigadores da firma olharam a conta de Hotmail do blogueiro e sua conta de mensagens instantânea para identificar a fonte do vazamento, e encontraram o e-mail de Kibkalo.