O desempregado Adilton Aquino dos Santos foi preso na tarde de hoje (17) na Estação Luz, no centro de São Paulo, acusado de estuprar uma supervisora. Santos, de 24 anos, foi espancado por passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que presenciaram o ataque. Os seguranças da companhia livraram Santos dos passageiros e o prenderam em flagrante na Linha 7-Rubi.

A vítima, de 30 anos, tentou se desvencilhar do suspeito, que a segurou pelo braço e provocou uma luxação. Ele ainda tentou arrancar a calça da mulher e chegou a ejacular na peça de roupa. De acordo com o delegado, o acusado declarou ter sido incentivado por páginas de redes sociais que estimulam esse tipo de crime no sistema de transporte da cidade: “Ele disse que viu uma matéria na TV e grupos no WhatsApp que falam do assunto e decidiu fazer igual.”

A Delegacia de Polícia do Metropolitano já atendeu 15 ocorrências semelhantes a essa apenas em 2014, mas essa foi a única registrada como estupro (as demais foram consideradas como “importunação ofensiva”). Santos, que está desempregado e não tem passagens pela polícia, confessou o ataque: “Infelizmente foi um fato que aconteceu. Estava muito apertado no trem e não aguentei.” Ele ainda afirmou que nunca havia feito isso antes.

Segundo o delegado, a polícia está monitorando grupos do WhatsApp e páginas de redes sociais que promovem o estupro. Neste fim de semana, uma página do Facebook que incentivava os homens a molestar as mulheres justamente na Linha 7-Rubi, onde Santos foi preso, foi tirada do ar pela rede social.