Envolvido na morte de advogado, ‘Tio Arantes’, deixa cadeia e vai para semiaberto
José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, de 59 anos, apontado como um dos membros do PCC
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, de 59 anos, apontado como um dos membros do PCC
José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, de 59 anos, apontado como um dos membros do PCC, facção que age dentro dos presídios, e um dos condenados na morte do advogado William Maksoud Filho, foi transferido nesta semana, para o semiaberto de Campo Grande, por ter sido beneficiado pelo regime de progressão de pena.
O detento estava no PHAC (Presídio Harry Amorim Costa) de Dourados, município a 225 quilômetros ao sul de Campo Grande, desde o dia 20 de novembro de 2012. De acordo com o relatório, Tio Arantes não teve contra si qualquer registro de falta de disciplina enquanto esteve naquela unidade prisional e a conduta dele foi classificada como “boa”.
A partir desse relatório que foi feito em 10 de novembro deste ano pelo PHAC, é que o MPE (Ministério Público Estadual) de Dourados fez um parecer ao juiz da região, pedindo a progressão da pena do reeducando, três dias depois: “O MPE manifesta-se pela concessão de progressão de regime do fechado para o semiaberto ao apenado José Cláudio Arantes, mediante o cumprimento das condições próprias da benesse em questão”.
A peça foi anexada aos autos que segue na 3ª Vara Criminal de Dourados. Nela, faz menção que, Tio Arantes foi condenado a cumprir pena de 50 anos e 5 meses de reclusão, em regime fechado, porém está preso desde 22 de abril de 2003.
Ela foi apreciada pelo o juiz César de Souza Lima, que emitiu a seguinte decisão: “conforme cálculo atualizado da pena, o sentenciado já cumpriu 1/6 das penas. Logo, presentes os requisitos legais exigidos pelo artigo 112 da LEP (Lei de Execução Penal), a progressão prisional é medida que se impõe. Pelo atestado de conduta carcerária, o reeducando tem demonstrado bom comportamento no cumprimento da pena durante o período em que está recolhido presídio local, a indicar estar apto ao trabalho honesto auxiliando sua família. O exame criminológico é favorável ao reeducando e as condições demonstradas inferem a possibilidade de se conceder progressão de regime, preenchidos os requisitos subjetivos e objetivos. Diante do exposto, defiro o pedido de progressão de regime fechado para o semiaberto formulado por José Cláudio Arantes”.
A decisão do magistrado aconteceu em 19 de novembro deste ano, na semana passada, e informações preliminares dão conta de que a transferência para o presídio semiaberto da Gameleira, que fica na região sudoeste de Campo Grande, ocorreu na manhã desta quarta-feira (26).
A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria da Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) para confirmar a informação e foi dito que, “por questão de segurança, o caso não poderia ser divulgado”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.