Doze ativistas presos antes da final da Copa no Rio são soltos
Doze dos 19 ativistas presos no sábado (12), véspera da final da Copa do Mundo no Maracanã, que tiveram a liberdade concedida na terça-feira (15), deixaram o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, na madrugada desta quinta (17), informou a assessoria da Secretaria Estadual de Adminsitração Penitenciária (Seap). O grupo é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Doze dos 19 ativistas presos no sábado (12), véspera da final da Copa do Mundo no Maracanã, que tiveram a liberdade concedida na terça-feira (15), deixaram o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, na madrugada desta quinta (17), informou a assessoria da Secretaria Estadual de Adminsitração Penitenciária (Seap). O grupo é suspeito de planejar protestos violentos no dia de encerramento do Mundial.
A Seap não informou o horário em que o grupo foi solto. Segundo uma ativista que fazia parte do grupo, os presos foram retirados das celas por volta das 0h30 e saíram do presídio às 2h.
De acordo com o advogado Marino D’Icarahy, a Seap não havia conseguido completar um procedimento de verificação para checar se os presos teriam outros mandados de detenção, e, por isso, não soltou os ativistas anteriormente. “Por razões internas ‘burrocráticas’ eles não conseguiram cumprir no expediente possível”, lamentou o defensor.
Seguem presos ainda cinco ativistas. O juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal da capital, aceitou, na tarde de quarta (16), o pedido da Polícia Civil para prorrogar, por mais cinco dias, a prisão temporária de Elisa de Quadros Pinto Sanzi (Sininho); Tiago Teixeira Neves da Rocha; Eduarda Oliveira Castro de Souza; Camila Aparecida Rodrigues Jourdan e Igor Pereira D’Icarahy. Sininho é apontada pela polícia como líder do grupo.
Menores soltos
Dois adolescentes suspeitos de planejar protestos violentos no Rio tiveram a liberdade concedida na tarde desta quarta pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Justiça do Rio.
A informação foi divulgada pelos advogados de defesa, do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH). Eles esperam que os dois sejam colocados em liberdade nesta quinta. Os dois menores foram apreendidos no sábado (12).
Os 12 ativistas que tiveram a liberdade concedida pela Justiça do Rio e libertados nesta quinta são: Rebeca Martins de Souza; Bruno de Souza Vieira Machado; Emerson Raphael Oliveira da Fonseca; Pedro Brandão Maia; Felipe Frieb de Carvalho; Felipe Proença de Carvalho de Moraes; Rafael Rego Barros Caruso; Gerusa Lopes Diniz; Gabriel da Silva Marinho; Karlayne Moraes da Silva Pinheiro; Joseane Maria Araujo de Freitas; e Eloysa Sami Santiago.
Há ainda outros dois que foram presos no dia da operação desencadeada contra os ativistas. O pai de uma menor apreendida teve uma arma com licença vencida achada em sua casa. Sarah Borges Galvão de Souza, amiga de outro manifestante, foi presa por porte de drogas. Por fim, nove seguem foragidos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.