Delegado confirma que ex-secretário municipal foi preso em operação contra o tráfico
Em coletiva na Polícia Federal do Rio Grande do Sul, na tarde de quinta-feira (29), o superintendente regional da Polícia Federal de RS, delegado Sandro Luciano Caron de Moraes, confirmou que um secretário municipal de Ponta Porã foi preso por envolvimento em um grande esquema de tráfico de drogas. O Midiamax divulgou ontem que, quem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Midiamax divulgou ontem que, quem havia sido preso, era o ex-secretário municipal e diretor-presidente da Agência de Habitação de Ponta Porã, Leonardo Derzi Resende.
A prisão do ex-secretário fez parte da Operação Suçuarana, realizada nos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Participaram aproximadamente 150 policiais federais de MS e RS.
A Polícia Federal disse que quer manter os nomes dos presos em sigilo. O único nome divulgado foi o de Jarvis Chimenez Pavão, fornecedor da droga no Paraguai. O principal membro do grupo no Rio Grande do Sul era um argentino que já tinha sido preso em outra operação da Polícia Federal em 2010.
Os delegados também disseram que todos os presos em Mato Grosso do Sul são traficantes de alto nível de periculosidade e de forte atuação no narcotráfico a nível nacional.
Esquema de tráfico
Segundo os delegados Sandro Luciano Caron de Moraes e Daniel Justo Madruga, além dos agentes Fabiano Nascimento e Moisés Fabiano, as drogas vinham da Bolívia e Paraguai e entravam no Brasil por Pedro Juan Caballero, divisa com Mato Grosso do Sul.
Pasta base de cocaína era trazida da Bolívia, de avião, e, ao chegar em Ponta Porã, era refinada em um laboratório, para então ser distribuída nos outros Estados. Na Operação Suçuarana, este laboratório também foi desmontado.
Já a maconha era trazida diretamente do Paraguai, também para Ponta Porã, e depois transportada para outros Estados.
Operação Suçuarana
A operação teve início em maio de 2013, a partir de uma prisão em flagrante de 161 quilos de cocaína em duas carretas no Rio Grande do Sul. Com os dados coletados na prisão, a Polícia Federal começou as investigações.
Ao todo, foram 12 prisões em flagrante, dez delas feitas na quinta-feira (29). Durante todo o ano de investigações, 21 pessoas foram presas. A Polícia Federal divulgou que prendeu quase toda a organização criminosa.
A quantidade de pasta base de cocaína apreendida totalizou 1.100 quilos, além de 3 toneladas de maconha apreendidas em caminhões em Mato Grosso do Sul.
Toda a droga era levada para as cidades de destino por meio de caminhões de uma empresa de transporte de Mato Grosso do Sul que estava envolvida. Eles escondiam as drogas em fundos falsos dos caminhões.
Além das prisões, 150 veículos e 20 imóveis foram sequestrados pela polícia e contas bancárias foram bloqueadas. A organização criminosa fazia a lavagem de dinheiro em forma de revenda de veículos, principalmente caminhões. Ao total, foram apreendidos R$ 30 milhões em patrimônios.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.