Déficit de policiais militares ultrapassa 42% no Estado

Dados apresentados pela ACS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul), na manhã desta sexta-feira (10), revelam que Mato Grosso do Sul tem mais de 42% a menos do efetivo necessário. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que haja um policial para cada 250 habitantes. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dados apresentados pela ACS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul), na manhã desta sexta-feira (10), revelam que Mato Grosso do Sul tem mais de 42% a menos do efetivo necessário.

A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que haja um policial para cada 250 habitantes. Conforme a orientação, no Estado o efetivo deveria ser de 10.479, no entanto, existem 4.4445 policiais, o que representa 6.034 mil a menos que o necessário.

A estatística está de acordo com dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além do déficit de policiais, a ACS destacou outros problemas enfrentados pela corporação.

“Apesar do excelente trabalho que a nossa PM desenvolve, a falta de efetivo e equipamentos reflete não somente a insegurança da população, mas a insatisfação da tropa. Enquanto a população fica presa em casa, com o bandido na rua, a falta de efetivo, melhores condições de trabalho e salários desmotiva o nosso policial. É um ciclo”, afirmou o presidente da ACS, Edmar Soares da Silva.

As pontuações foram registradas e lavradas em ata durante reunião entre 12 representantes da associação e a promotora do MPE (Ministério Público Estadual), Cristiane Amaral Cavalcante. O relatório será encaminhado para o MPE.