Após isolar manifestantes com força policial, ministro defende ‘diálogo civilizado’
Depois de mudar de última hora o local do evento para evitar protesto de médicos e estudantes, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, abriu na tarde desta sexta-feira (30) o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, em Campo Grande, defendendo o diálogo em favor da reforma da saúde pública. Do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de mudar de última hora o local do evento para evitar protesto de médicos e estudantes, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, abriu na tarde desta sexta-feira (30) o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, em Campo Grande, defendendo o diálogo em favor da reforma da saúde pública.
Do lado de fora da Casa da Indústria, impedidos de entrar no auditório, estão profissionais e estudantes protestando contra o programa federal que “importa” médicos de outras nacionalidades. Policiais militares isolam a entrada do prédio, enquanto lá dentro, o ministro apresenta o Mais Médicos a várias autoridades e personalidades públicas, prefeitos e gestores de saúde.
“Não se faz reforma de saúde pública contra os médicos ou sem os médicos. É necessário ter diálogo civilizado, porque quem perde é a população”, discursou o ministro, destacando que o seminário é direcionado a prefeitos e gestores de saúde. Ele admite, no entanto, que há deficiência no setor público para a contratação de profissionais, que encontram “pleno emprego” na área privada.
O senador Delcídio do Amaral (PT), em discurso, disse que na quinta-feira (29) da Procuradoria da República considerou o Programa Mais Médicos uma ação dentro da legalidade. Comentou, também, ter visto nos municípios por onde passa que o atendimento melhorou com a chegada dos profissionais de outros países.
Fora do prédio e isolados por policiais, manifestantes alegam estar apenas querendo o mesmo que o ministro: diálogo. “Apesar de a categoria médica não ter votado no PT, merecemos respeito. O ministro está fugindo de quem? A manifestação é pacífica”, disse a primeira-secretária do CRM (Conselho Regional de Medicina), Rosana Leite, apontando “quebra de democracia” no isolamento a que foram submetidos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.