Um policial espanhol foi condenado a um ano de e a pagar 168 mil euros (cerca de R$ 540 mil) de indenização por explodir os testículos de um suspeito com uma granada, informa o jornal britânico Daily Mail.

Em 2008, o policial, da região da Catalunha, foi encarregado de prender dois homens acusados de extorsão com um currículo de casos de violência. Comos os suspeitos eram especialistas em artes marciais e donos de dois cães perigosos, o esquadrão de polícia permitiu que o oficial utilizasse granadas de efeito moral em caso de necessidade. Estes armamentos são desenhados para desorientar a vítima quando detonadas de uma distância curta.

No entanto, quando um dos homens se recusou a deixar um carro, o policial jogou uma granada em seu colo, segundo o site local 20minutos. A explosão destruiu o testículo esquerdo do suspeito, 25 anos, e fez com o que ele perdesse a maior parte do direito, tornando-o infértil.

Na terça-feira, a Suprema Corte espanhola decidiu que o incidente ocorreu por uma grave negligência e emitiu a sentença de um ano de prisão e a pesada multa. O policial também foi suspenso de seu posto.