Projeto que está sendo gradualmente implantado em Mundo Novo, a Polícia Comunitária, está recebendo atenção especial no Município, que se localiza no ponto mais extremo do sul do Estado.

Além de inovações como a instalação de uma sala de aula na sede do Terceiro Pelotão da Polícia Militar, destinada a abrigar as “aulas de cidadania”, em que pessoas, maiores ou menores de idade, que cometeram pequenos delitos, como dirigirem sem possuir habilitação, portar drogas para consumo ou perturbação do sossego público, assistem palestras e vídeos educativos temáticos, como por exemplo, prevenção ao uso de drogas, crimes de trânsito, poluição sonora, preservação do patrimônio público e disciplina, a Polícia Militar de Mundo Novo agora conta duas motocicletas e um celular com três chips que fica em poder do comandante de viatura.

O capitão Joeder Martins, comandante da Polícia Militar de Mundo Novo, explica que as motocicletas facilitam em muito o trabalho policial, pois são ágeis e econômicas e serão utilizadas tanto em patrulhamento escolar quanto em serviços administrativos e também no trânsito, além da utilização em atividades de policiamento comunitário, como visitas a entidades e palestras.

Já o celular é uma inovação e funcionará como uma linha direta entre o comandante de viatura, normalmente um sargento e a comunidade. O Capitão explica que o aparelho foi adquirido com o objetivo de em especial, permitir o acesso dos moradores da área rural à Polícia Militar, já que dependendo da localidade em que o sitiante efetua uma ligação para o número 190, ela pode, por questões de rede telefônica, ser direcionada para Eldorado, Japorã ou Guaíra, no Paraná.

Os números de telefone que a PM de Mundo Novo dispõe são: (67) 8208-3651 (TIM), (67) 9637-6758 (VIVO) e (67) 9196-0644 (CLARO), além do telefone fixo do Pelotão que é (67) 3474 1697. O Oficial diz que pessoas residentes no núcleo urbano também podem fazer ligações para qualquer um destes números a qualquer hora do dia ou da noite, além de ter a disposição o 190, que não exige créditos em celular ou cartão telefônico, no caso de “orelhão”, para completar ligações, pois trata-se de um número gratuito.

O Comandante encerra afirmado que em breve, outras conquistas virão, não apenas na parte material, mas em especial, no estreitamento das relações entre a Polícia Militar e a comunidade de Mundo Novo. Ele destaca ainda que nos próximos dias, empresários, líderes comunitários e religiosos, além de diretores de entidades receberão a visita dos policiais militares, com o objetivo de estreitar as relações, discutindo os problemas da segurança pública e suas possíveis soluções, dentro do contexto de Policia Comunitária, além de divulgar os números dos celulares da PM.