Plano de policiamento de fim de ano do comércio contará com 300 PMs nas ruas da capital
Foi apresentado nesta manhã (21), na sede da 3ª Companhia do 1º BPM, a proposta de plano de policiamento para o final de ano em Campo Grande. O plano foi apresentado pelo comandante do Policiamento Metropolitano (CPM) coronel Evaldo Iahn Mazuy e estiveram presentes o Comandante-Geral da PMMS coronel Carlos Alberto David dos Santos, representantes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi apresentado nesta manhã (21), na sede da 3ª Companhia do 1º BPM, a proposta de plano de policiamento para o final de ano em Campo Grande.
O plano foi apresentado pelo comandante do Policiamento Metropolitano (CPM) coronel Evaldo Iahn Mazuy e estiveram presentes o Comandante-Geral da PMMS coronel Carlos Alberto David dos Santos, representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas e Conselho Comunitário de Segurança da Área Central.
O objetivo do plano é reforçar o policiamento na área central e em outros pontos comerciais da capital. Segundo o cel. Mazuy, a cidade vai contar com 300 policiais militares que estarão divididos nas sete subáreas. Cada subárea contará com 10 a 15 homens a pé, duas motocicletas e uma viatura para fazer o policiamento ostensivo nesses locais.
Na área central, o efetivo será de 50 policiais a pé, quatro viaturas, duas motos e uma base móvel para fazer a segurança dos comerciantes do centro da cidade. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também estará à disposição para eventos especiais.
O coronel Mazuy ressaltou que haverá blitz constantes para inibir a ação dos bandidos. Conforme o coronel, o objetivo da blitz é retirar de circulação os veículos que não estão em bom estado de conservação, bem como tentar reduzir o número de acidentes do trânsito.
Nos bairros, a intenção é reduzir o número de armas em circulação e prender pessoas que tenham mandado de prisão em aberto.
A ação policial começa antes da abertura do comércio e segue até após o fechamento para garantir a tranquilidade de comerciantes, funcionários e consumidores na volta para casa. Serão três turnos que se revezarão das 7h às 23 h.
O policiamento especial incluirá rondas com viaturas motorizadas, policiamento montado, ciclístico e a pé em todas as sete subáreas da cidade. Ainda haverá a participação da Agência Central de Inteligência, municiando o policiamento ordinário com informações.
O comandante da CPM falou também sobre o esquema de segurança no Shopping Norte Sul e região e no Shopping dos Ipês e adjacências, em que a PM irá orientar e auxiliar os responsáveis pela segurança como proceder nesse período. Nos horários de maior fluxo de pessoas terá o reforço policial para coibir a ação dos bandidos. Já no Shopping Campo Grande, o policiamento é constante por causa da avenida Afonso Pena.
Além das sete subáreas que são: Centro, Segredo, Prosa, Anhanduizinho, Bandeira, Imbirussu e Lagoa também foram incluídos mais locais que não estavam no plano. Esses locais foram incluídos a pedido de representantes que estiveram presentes nesta manhã, na apresentação do plano, são eles: ruas Rio Grande do Sul, Antônio Maria coelho, Cafezais e praça Aquidauana. Nesses trechos, será implantado policiamento para reforçar a segurança dos moradores e das pessoas quem for fazer compras.
Para o presidente do Conselho de Segurança da Área Central, Adelaido Luiz Spinosa Vila, o pedido foi feito à Companhia é para aumentar o reforço no período noturno, após as 23 horas, horário em que os comerciários estão saindo do trabalho e retornando para casa. “A criminalidade à noite aumentou e precisamos de mais polícias nas ruas para garantir a segurança do comerciário que está voltando para suas casas”, alega Vila.
Durante esse mês, a PM também estará fazendo um cadastramento dos flanelinhas para saber o número de pessoas que estão nas ruas do centro. Serão três equipes cadastrando os flanelinhas e orientando as pessoas sobre como devem proceder.
Segundo o comandante do CPM, é preciso saber o registro de todas as pessoas que estão nas ruas e tirar de circulação os flanelinhas com passagem pela polícia. “O anonimato é uma terra fértil para o crime e quando a pessoa sabe que a polícia sabe sua origem é mais fácil controlar a criminalidade”, afirma Mazuy.
Segurança no jogo do Palmeiras – Para o jogo do Palmeiras contra o Ceará no próximo sábado (23), já está tudo organizado para fazer a segurança dos torcedores que forem ao estádio assistir à partida. Serão 230 policiais para atender um público estimado em 25 mil pessoas.
Serão 32 motos e 16 viaturas fazendo as rondas, mais o policiamento de trânsito com os policiais do BPTran que irá auxiliar na escolta.
Conforme o coronel Mazuy o trânsito só será interditado se for necessário, caso contrário, os policiais estarão orientando os motoristas. A partir das 13 horas, a equipe policial já estará pronta para atender à população.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.