Plano de policiamento de fim de ano do comércio contará com 300 PMs nas ruas da capital

Foi apresentado nesta manhã (21), na sede da 3ª Companhia do 1º BPM, a proposta de plano de policiamento para o final de ano em Campo Grande. O plano foi apresentado pelo comandante do Policiamento Metropolitano (CPM) coronel Evaldo Iahn Mazuy e estiveram presentes o Comandante-Geral da PMMS coronel Carlos Alberto David dos Santos, representantes […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foi apresentado nesta manhã (21), na sede da 3ª Companhia do 1º BPM, a proposta de plano de policiamento para o final de ano em Campo Grande.

O plano foi apresentado pelo comandante do Policiamento Metropolitano (CPM) coronel Evaldo Iahn Mazuy e estiveram presentes o Comandante-Geral da PMMS coronel Carlos Alberto David dos Santos, representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas e Conselho Comunitário de Segurança da Área Central.

O objetivo do plano é reforçar o policiamento na área central e em outros pontos comerciais da capital. Segundo o cel. Mazuy, a cidade vai contar com 300 policiais militares que estarão divididos nas sete subáreas. Cada subárea contará com 10 a 15 homens a pé, duas motocicletas e uma viatura para fazer o policiamento ostensivo nesses locais.

Na área central, o efetivo será de 50 policiais a pé, quatro viaturas, duas motos e uma base móvel para fazer a segurança dos comerciantes do centro da cidade. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também estará à disposição para eventos especiais.

O coronel Mazuy ressaltou que haverá blitz constantes para inibir a ação dos bandidos. Conforme o coronel, o objetivo da blitz é retirar de circulação os veículos que não estão em bom estado de conservação, bem como tentar reduzir o número de acidentes do trânsito.

Nos bairros, a intenção é reduzir o número de armas em circulação e prender pessoas que tenham mandado de prisão em aberto.

A ação policial começa antes da abertura do comércio e segue até após o fechamento para garantir a tranquilidade de comerciantes, funcionários e consumidores na volta para casa. Serão três turnos que se revezarão das 7h às 23 h.

O policiamento especial incluirá rondas com viaturas motorizadas, policiamento montado, ciclístico e a pé em todas as sete subáreas da cidade. Ainda haverá a participação da Agência Central de Inteligência, municiando o policiamento ordinário com informações.

O comandante da CPM falou também sobre o esquema de segurança no Shopping Norte Sul e região e no Shopping dos Ipês e adjacências, em que a PM irá orientar e auxiliar os responsáveis pela segurança como proceder nesse período. Nos horários de maior fluxo de pessoas terá o reforço policial para coibir a ação dos bandidos. Já no Shopping Campo Grande, o policiamento é constante por causa da avenida Afonso Pena.

Além das sete subáreas que são: Centro, Segredo, Prosa, Anhanduizinho, Bandeira, Imbirussu e Lagoa também foram incluídos mais locais que não estavam no plano. Esses locais foram incluídos a pedido de representantes que estiveram presentes nesta manhã, na apresentação do plano, são eles: ruas Rio Grande do Sul, Antônio Maria coelho, Cafezais e praça Aquidauana. Nesses trechos, será implantado policiamento para reforçar a segurança dos moradores e das pessoas quem for fazer compras.

Para o presidente do Conselho de Segurança da Área Central, Adelaido Luiz Spinosa Vila, o pedido foi feito à Companhia é para aumentar o reforço no período noturno, após as 23 horas, horário em que os comerciários estão saindo do trabalho e retornando para casa. “A criminalidade à noite aumentou e precisamos de mais polícias nas ruas para garantir a segurança do comerciário que está voltando para suas casas”, alega Vila.

O plano será lançado no dia 30 de novembro e, a partir do dia 1º, será colocado em prática e seguirá durante o horário prolongado do comércio. Municípios do interior também executarão planos similares.

Durante esse mês, a PM também estará fazendo um cadastramento dos flanelinhas para saber o número de pessoas que estão nas ruas do centro. Serão três equipes cadastrando os flanelinhas e orientando as pessoas sobre como devem proceder.
Segundo o comandante do CPM, é preciso saber o registro de todas as pessoas que estão nas ruas e tirar de circulação os flanelinhas com passagem pela polícia. “O anonimato é uma terra fértil para o crime e quando a pessoa sabe que a polícia sabe sua origem é mais fácil controlar a criminalidade”, afirma Mazuy.

Segurança no jogo do Palmeiras – Para o jogo do Palmeiras contra o Ceará no próximo sábado (23), já está tudo organizado para fazer a segurança dos torcedores que forem ao estádio assistir à partida. Serão 230 policiais para atender um público estimado em 25 mil pessoas.

Serão 32 motos e 16 viaturas fazendo as rondas, mais o policiamento de trânsito com os policiais do BPTran que irá auxiliar na escolta.

Conforme o coronel Mazuy o trânsito só será interditado se for necessário, caso contrário, os policiais estarão orientando os motoristas. A partir das 13 horas, a equipe policial já estará pronta para atender à população.

Conteúdos relacionados