Lei britânica permite checar ficha policial de namorado
Autoridades britânicas vão implementar uma lei que permite que as mulheres consultem a ficha policial de seus namorados. A ideia tem funcionado desde 2012 como projeto piloto nas regiões de Manchester, Wiltshire, Nottinghamshire e Gwent, mas agora será estendida para toda a Inglaterra e País de Gales. A iniciativa é conhecida como “Lei de Clare”, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Autoridades britânicas vão implementar uma lei que permite que as mulheres consultem a ficha policial de seus namorados.
A ideia tem funcionado desde 2012 como projeto piloto nas regiões de Manchester, Wiltshire, Nottinghamshire e Gwent, mas agora será estendida para toda a Inglaterra e País de Gales.
A iniciativa é conhecida como “Lei de Clare”, em homenagem à Clare Wood, uma mulher que foi morta por seu ex-namorado em fevereiro de 2009, na cidade de Salford.
Ela não sabia que seu ex-namorado, George Appleton, tinha um histórico de violência contra mulheres. Desde então vários ativistas – inclusive a família de Clare Wood – passaram a fazer campanha por uma lei que dê às mulheres acesso aos dados policiais de seus namorados.
A lei deve entrar em vigor na Inglaterra e no País de Gales em março.
A ministra do Interior, Theresa May, fará um discurso nesta segunda-feira no Parlamento britânico, para detalhar a iniciativa.
Ela disse ao jornal The Sun que até agora há “muita confusão” jurídica sobre o tipo de informação que as mulheres têm direito de pedir à polícia sobre seus namorados.
“A lei de Clare dá às pessoas a informação que elas precisam para fugir de uma situação de abuso físico, antes que tudo termine em tragédia”, disse a ministra.
“O esquema nacional permitirá que as pessoas possam tomar decisões bem-informadas sobre suas relações e sobre fugir, se necessário.”
No ano passado, 88 mulheres foram mortas pelos seus próprios parceiros na Grã-Bretanha, segundo a ministra.
A lei de Clare é inspirada em outra iniciativa, batizada de “lei de Sarah”, que envolve o acesso a dados sobre homens suspeitos de pedofilia.
Em um esquema piloto implementado este ano, a lei de Sarah recebeu 315 pedidos de informações sobre possíveis suspeitos de pedofilia. Em 21 dos pedidos, a polícia identificou que a pessoa consultada de fato apresentava algum tipo de risco a crianças.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.