Índios dizem que Polícia Federal avisou de tentativa de reintegração de posse em Japorã

O Conselho Aty Guasu Guarani Kaiowá afirmou que a Justiça Federal de Naviraí autorizou uma ordem de despejo dos 3 mil índios que ocupam a Terra Indígena Yvy Katu  em Japorã, distante 484 quilômetros de Campo Grande. De acordo com nota emitida nesta terça-feira (10), a comunidade foi avisada pela manhã por agentes da Polícia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Conselho Aty Guasu Guarani Kaiowá afirmou que a Justiça Federal de Naviraí autorizou uma ordem de despejo dos 3 mil índios que ocupam a Terra Indígena Yvy Katu  em Japorã, distante 484 quilômetros de Campo Grande. De acordo com nota emitida nesta terça-feira (10), a comunidade foi avisada pela manhã por agentes da Polícia Federal de que a reintegração será executada.

De acordo com o advogado dos indígenas, Luiz Henrique Eloy, a reintegração é referente as fazendas Chaparral e São Jorge, emitidas no dia 31 de outubro e 2 de novembro respectivamente, que ainda não foram cumpridas. Ambas as fazendas somam 14 propriedades rurais sobre a terra indígena ocupada.  “Temos quatro recursos que impetramos para derrubar esta liminar”, afirma o advogado.

Conforme a nota do Aty Guasu, os índios recorreram ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, mas os pedidos ainda não foram apreciados. “As comunidades Guarani e Kaiowá do Yvy Katu, comunicam que vão resistir às ações do despejo, se preparando para resistir e morrer”, afirmam.

Não foi informado data para que ocorra a reintegração de posse. A assessoria de imprensa da Polícia Federal afirmou que ainda não receberam nenhum informe sobre a ação até o momento.

Conteúdos relacionados