Ultimamente, vários crimes estão sendo solucionados por meio de uma ação conjunta entre a Polícia Militar do Paraguai e de Mundo Novo.

Analisando a atitude positiva dos policiais paraguaios, o capitão Joeder Martins, que comanda a Polícia Militar de Mundo Novo, diz que o estreitamento das relações das autoridades de segurança dos dois Países traz mais qualidade de vida à comunidade dos dois lados da fronteira.

Recentemente, duas motocicletas que haviam sido furtadas no Paraguai foram apreendidas em Mundo Novo e devolvidas aos seus proprietários. Como forma de compensação, policiais paraguaios localizaram e encaminharam até o Posto Fiscal Leão da Fronteira, um foragido da Justiça brasileira, que havia fugido há cinco anos da cadeia pública de Sete Quedas-MS. O meliante está detido em Mundo Novo.

Como parte da parceria, Joeder explica que uma lista contendo nomes de pessoas que tem contra si, mandado de prisão expedido por comarcas situadas na faixa de fronteira, foi encaminhada às autoridades paraguaias. Eles tentarão localizar estes marginais em seu território e entregá-los à polícia brasileira.

Contatos também estão sendo mantidos no sentido de reaver também veículos brasileiros furtados ou roubados no Brasil, e que possam estar no País vizinho. (Com colaboração do 12°BPM).