Pular para o conteúdo
Polícia

Fronteira Puerto Suárez/Corumbá é uma das 3 rotas usadas pelo PCC, afirma polícia boliviana

O PCC (Primeiro Comando da Capital), grupo criminoso de grande atuação no Brasil, também está presente no Paraguai e na Bolívia. Numa reportagem do jornal boliviano La Razón, publicada na segunda-feira, 26 de novembro, na edição eletrônica do periódico, foram identificadas três rotas pelas quais a organização desempenha suas ações ilícitas. De acordo com o […]
Arquivo -

O PCC (Primeiro Comando da Capital), grupo criminoso de grande atuação no Brasil, também está presente no Paraguai e na Bolívia. Numa reportagem do jornal boliviano La Razón, publicada na segunda-feira, 26 de novembro, na edição eletrônica do periódico, foram identificadas três rotas pelas quais a organização desempenha suas ações ilícitas.

De acordo com o diretor nacional da FELCN (Força Especial de Luta contra o Narcotráfico), coronel Gonzalo Quezada, o PCC está presente na Bolívia por meio de três grupos ligados a três estados brasileiros limítrofes com o Brasil: Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Ozzie Dorado, que está foragido, é um dos cabeças mais conhecidos do PCC dentro da Bolívia. Alguns outros emissários têm chegado e estamos trabalhando contra essas organizações”, disse Quezada.

Em setembro, a FELCN capturou em Santa Cruz de la Sierra, Ezequiel Dorado, irmão de Ozzie e Maximiliano, elos do PCC na Bolívia. Após a prisão de Maximiliano em 2010, quem assumiu o envio de droga para o PCC foi Ezequiel e Ozzie, explicou o coronel.

A presença do PCC na Bolívia está vinculada, principalmente, ao abastecimento de droga tanto vinda do Peru como a produzida no próprio território boliviano. “O que estão fazendo é fornecer droga da Bolívia através da fronteira e isso está ocorrendo por estradas como também pela via aérea, segundo levantamentos apurados com as últimas investigações. Eles buscam qualquer brecha para passar pela fronteira”, afirmou o coronel.

Rotas

As investigações da FELCN dão conta que na Bolívia há mais fornecedores de cocaína do que emissários que vêm do exterior para fazer compra e transporte do produto ilícito.

As três principais rotas terrestres identificadas pela FELCN como rotas de saída da droga para o Brasil são as áreas fronteiriças de: Guayamerín, fronteira Guajará-Mirim (Rondônia); San Matías, fronteira com Cáceres (Mato Grosso); e Puerto Suárez, fronteira com (Mato Grosso do Sul).

Entretanto, Quezada afirmou que também existem rotas aéreas que vão desde o Peru até o Brasil, Paraguai e Argentina, tendo como escala o território boliviano. As informações do Governo Brasileiro afirmam que o PCC movimenta anualmente cerca de 36 milhões de dólares. Na Bolívia, a FELCN não tem contabilizado o quanto desse valor circula ou fica no país, já que a droga produzida em território boliviano também abastece países europeus.

O diretor da FELCN comentou que há um grande intercâmbio de informações com as forças policiais antidrogas do Brasil, que levam adiante operativos para a apreensão de cocaína durante o transporte já em território brasileiro.

Crime Organizado

Numa reportagem veiculada pelo jornal O Globo, o PCC é mostrado como o mais perigoso grupo criminoso do país. Os números de integrantes, bem como os valores movimentados com o tráfico de drogas impressionam.

Mensalmente, os integrantes que estão em liberdade devem pagar cerca de 400 dólares, cada um, para manter as ações da organização. O dinheiro é usado para oferecer ajuda financeira à família e pagamento de honorário de advogados para os integrantes que se encontram detidos.

No último dia 08 de agosto, as autoridades brasileiras interceptaram uma mensagem na qual o PCC ordenava que fossem mortos dois policiais por cada integrante da organização morto pela Polícia nas ruas de . A resposta dos efetivos foi matar supostos membros do PCC. O Governo de São Paulo, Geraldo Alckmin admitiu em 30 de outubro a existência de uma guerra entre o grupo criminal e a Polícia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa hospitais

Médicos tiram sedação de motoentregador atropelado no Jardim das Macaúbas

(Foto: WikiCommons | Reprodução)

MPF vai ao STJ para reabrir ação contra ex-presidente da Vale por tragédia de Brumadinho

Família procura por homem que desapareceu no bairro São Francisco após sair para trabalhar

Na última semana de oitivas, CPI do Consórcio Guaicurus chega a quase 650 denúncias

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

jacares morrem bioparque pantanal

Doença degenerativa mata jacarés no Bioparque Pantanal

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Últimas Notícias

Transparência

Justiça decide ação sobre compra de lixeiras em Bonito anos após morte de ex-prefeito

Leonel Brito, prefeito de Bonito entre 2013 e 2016, morreu em decorrência de câncer no intestino

Esportes

Relembre os recordes de Schumacher: a lenda que redefiniu a Fórmula 1

Alemão é uma das figuras mais emblemáticas da história do esporte mundial, moldando gerações e redefinindo a forma de pilotar na Fórmula 1

Transparência

Abastecimento da frota municipal poderá custar até R$ 2,3 milhões em Paranhos

Empresa vencedora do registro de preços foi a Pororoca Auto Posto LTDA

Cotidiano

Campo Grande está entre cidades escolhidas para testes com superdotados

Avaliações com acompanhamento de psicólogo serão realizadas no dia 19 de julho, na Capital