Foragidos há 11 meses, empresários que organizavam eventos de formaturas no Piauí foram presos suspeitos de darem golpes de pelo menos R$ 2,4 milhões em estudantes universitários em Teresina e no interior do Estado. O casal Keila Regina Moreira de Sousa e Fabiano Silva Neves, donos da empresa Styllos Eventos, foram detidos em Goiânia (GO) e apresentados nesta sexta-feira pela Polícia Civil.

O casal vai responder por crime de estelionato por não cumprirem contratos com os formandos. Pelo menos 1,3 mil universitários foram lesados com o golpe. Keila e Neves ofereciam aos graduandos a organização de missas, colações de grau, descerramentos de placa ou bailes. Em um dos casos, os formandos descobriram o calote no dia da formatura e muitos tiveram que ir com roupa de gala até a delegacia para registrar queixa. No Piauí, o casal lesou estudantes de Teresina, Picos e Parnaíba.

O delegado de Picos, Everton Ferreira Férrer, que acompanha o caso do “golpe da formatura”, disse que Keila trabalhava vendendo planos funerários em Goiânia e Neves tentava emprego quando foi preso. “Eles alegaram que tentavam evitar falência da empresa desde 2009, fazendo novos contratos e, com o lucro, tentavam pagar as dívidas, mas não conseguiram, e resultou em um imenso calote”, disse o delegado.

O delegado Ademar da Silva Canabrava, do 12º DP, informou que mais de 400 boletins de ocorrências foram registrados contra o casal somente em Teresina, com alunos de cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Jornalismo. Segundo ele, funcionários ouvidos no inquérito informaram que Keila e Fabiano gastavam dinheiro em farras na capital do Ceará. “Temos recibos que somente numa noite foram gastos mais de R$ 5 mil em Fortaleza”, revelou o delegado.

Defesa

A empresária Keila Moreno falou durante a apresentação à imprensa e disse que a fuga para Goiânia foi um ato de “desespero” e que se arrepende. Ela argumentou que a empresa enfrentava dificuldades financeiras e por isso não quitou as dívidas.

“Fizemos empréstimos em bancos, vendemos bens e reduzimos gastos. Eu sei que é muito difícil, me coloco na pele do cliente e só me arrependo de ter fugido da minha responsabilidade, porque fiz o máximo que pude para honrar os compromissos mas, infelizmente, não consegui”, disse Keila Moreno.