Bolívia: policial bêbado é espancado após ser confundido com ladrão

Um policial, em aparente estado de embriaguez, foi confundido com um ladrão por vizinhos de um bairro pobre da cidade boliviana de La Paz e linchado pela multidão com uma surra brutal, informou neste sábado a irmã, entrevistada pelo canal privado de televisão ATB. “Os vizinhos o confundiram com um ladrão e o lincharam, o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um policial, em aparente estado de embriaguez, foi confundido com um ladrão por vizinhos de um bairro pobre da cidade boliviana de La Paz e linchado pela multidão com uma surra brutal, informou neste sábado a irmã, entrevistada pelo canal privado de televisão ATB.

“Os vizinhos o confundiram com um ladrão e o lincharam, o mataram e eu quero justiça”, disse, aos prontos, Rosmery Guarachi, irmã do sargento Rolando Guarachi, de 33 anos.

O policial Guarachi “se encontrava em estado de embriaguez” e vestido à paisana, continuou a familiar, quando aparentemente confundiu uma escola com sua casa, o que fez com que o segurança alertasse os vizinhos de que havia um ladrão no local.

O militar, que cumpria funções na polícia alfandegária, foi agredido durante umas duas horas horas em uma praça pública no bairro Achachicala de La Paz. A polícia deteve quatro suspeitos.

Outro caso similar ocorreu há dois meses, quando um policial também foi linchado em um bairro de El Alto, vizinho de La Paz, confundido com um ladrão, embora o caso não tenha sido esclarecido pois entre os civis reina a “lei do silêncio”.

Os altos índices de roubos e ataques de rua, assim como a falta de justiça, impulsiona os vizinhos a aplicá-la pela própria mão. Três ladrões foram executados em outros lugares do país este ano, segundo contagens da imprensa local.

Conteúdos relacionados