Cerca de 420 detentos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju (SE), mantêm cerca de 120 reféns –sendo três agentes carcerários– desde a tarde deste domingo (15).

Um agente penitenciário que estava no local no começo do tumulto conseguiu escapar dos detentos e pulou do telhado do presídio, de uma altura de aproximadamente seis metros. Ele quebrou uma das pernas, mas foi atendido por uma equipe do Samu. O policial informou que os reféns são familiares dos detentos e preferiram continuar no local, mesmo sendo liberados por eles.

Segundo a polícia, os presos estão armados com três escopetas e facas. A todo momento, relatam os policiais, eles ameaçam os carcereiros.Os prisioneiros tomaram ainda os radiocomunicadores dos carcereiros e se comunicam por meio desses aparelhos.

A luz na localidade foi cortada, ainda não se sabe se pelos presos ou pela polícia, e há sinais de fumaça. Dois cães de guarda do presídio foram mortos pelos presos. Os detentos destelharam o prédio do complexo penitenciário e atearam fogo em colchões.

Os presos acusam os agentes penitenciários de agressões e também pedem melhoria na comida que é servida a eles. A área operacional do presídio é administrada por uma empresa privada.

Entre os detentos deste presídio há o italiano Davide Migani, 42 anos, preso ano passado com 300 quilos de cocaína dentro de um veleiro que naufragou na praia de Atalaia.

O secretário do Estado de Justiça, Benedito Figueiredo, e o promotor criminal da 7ª vara, Luiz Claudio Almeida Santos, negociam uma rendição.