Polícia

Polícia dá dicas para evitar furtos e coibir ação de ladrões

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil orienta com dicas de segurança os moradores que vão viajar durante as festas de fim de ano ou nas férias. A dica é adotar alguns cuidados para evitar roubos nas residências. Conforme a Polícia Civil, antes de viajar a família […]

Arquivo Publicado em 25/12/2011, às 12h40

None

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil orienta com dicas de segurança os moradores que vão viajar durante as festas de fim de ano ou nas férias. A dica é adotar alguns cuidados para evitar roubos nas residências. Conforme a Polícia Civil, antes de viajar a família deve avisar vizinhos de confiança sobre o período que vai permanecer longe de casa, deixando um telefone de contato para casos de emergência.


Caso notem algo estranho os vizinhos devem entrar em contato com a polícia e terão como avisar o morador onde ele estiver. Outra dica é não deixar acumular correspondência na frente da residência: cartas, jornais, revistas. Se possível pedir para alguém recolher ou suspender a entrega de jornais e revistas durante o período de ausência.


Mesmo cuidado também com cadeados que não devem ser mantidos do lado de fora do portão. Isto pode ser indicativo de que houve a saída dos moradores. A Polícia Civil também orienta os moradores a deixar desligada a campainha, pois isso deixará em dúvidas quem tocá-la apenas para verificar se há alguém na casa. Em situações onde a família vai viajar de avião, a dica é deixar o carro na garagem.


Durante viagens prolongadas os moradores não devem deixar uma luz acessa, pois se durante a noite ela é útil, de dia é indicativa da ausência de pessoas na residência. É interessante a instalação de “timers” para que acendam as luzes internas e externas na residência no período noturno. Antes viajar é preciso verificar antecipadamente sobre os pontos mais fáceis de acesso à residência e bloqueá-los.


Conforme a Polícia Civil, o ideal seria um sistema de cercas eletrônicas bloqueando toda a periferia do imóvel e outro sistema de monitoramente que, mesmo desligado, inibiria a entrada de ladrões. A melhor dica para a proteção da residência contra ladrões é fazê-la parecer habitada.

Jornal Midiamax