Polícia apreende aeronaves com munições em MT que pertenceriam à quadrilha com ramificações em MS
O arsenal serviria para abastecer organizações criminosas da região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, e eram comercializadas de dentro de presídio em Goiás pelo traficante Leomar Oliveira Barbosa, mais conhecido como “Playboy”.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O arsenal serviria para abastecer organizações criminosas da região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, e eram comercializadas de dentro de presídio em Goiás pelo traficante Leomar Oliveira Barbosa, mais conhecido como “Playboy”.
A Polícia Federal de Mato Grosso (PF/MT) apreendeu um arsenal com 6,2 mil munições calibre 762 fabricadas na Bolívia em uma fazenda em Barão de Melgaço (113 km ao Sul da Capital) e mais duas aeronaves em Mirassol D”Oeste (300 km a Oeste da Capital), informou o jornal A Gazeta. A quadrilha que seria dona dos aviões possui ramificações em Mato Grosso do Sul, informou os investigadores do caso.
O arsenal serviria para abastecer organizações criminosas da região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, e eram comercializadas de dentro de presídio em Goiás pelo traficante Leomar Oliveira Barbosa, mais conhecido como “Playboy”. O criminoso é ex-braço direito de Fernandinho Beira Mar. As munições calibre 762 são usadas em fuzis, como o AK 47, muito utilizado por grupos terroristas, como do ex-líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden.
Valmir Alves Pedro apontou o esconderijo à Polícia após ser preso em Goiás, na operação “Casa Nova 3”. Ele é o caseiro da fazenda de “Playboy”, em Barão de Melgaço, e apontou onde estava o arsenal. As munições, armazenadas em um tambor, estavam enterradas na fazenda vizinha do traficante. Valmir pediu ao proprietário que escondesse o material.
A PF foi até a área alagada e localizou as munições. O proprietário da fazenda, que não teve o nome divulgado, foi autuado em flagrante por posse de munição de calibre restrito, que prevê de 3 a 6 anos de prisão, e encaminhado à Penitenciária Central.
Duas aeronaves, utilizadas para fazer o transporte de cargas contrabandeadas da Bolívia foram apreendidas no aeroporto de Mirassol D”Oeste. O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF, Eder Rosa Magalhães, diz que já havia investigações sobre os aviões e afirma ser comum as fazendas de Mato Grosso serem utilizadas como “entreposto” para armazenamento de munição e drogas.
No Estado, 2 fazendas usadas pelo bando foram sequestradas.
A quadrilha comprava cocaína na Bolívia com traficantes daquele país e a introduzia no Brasil, por meio de aeronaves de pequeno porte. A droga ficava armazenada em Goiás e, posteriormente, era distribuída para o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e parte do estado goiano. A quadrilha possuía ainda ramificações em Mato Grosso do Sul e Tocantins.
A PF de Goiás iniciou as investigações há 10 meses, constatando que a estrutura da quadrilha era hierarquizada, sendo que cada integrante cumpria um papel específico sem necessariamente se conhecer, reportando todos a Leomar. O traficante centralizava as informações e coordenava a atuação dos demais membros, comunicando suas ordens por meio de telefones celulares e por recados transmitidos a pessoas que o visitavam na Penitenciária Odenir Guimarães, antigo Cepaigo, no estado vizinho. Em ações anteriores, a PF apreendeu mais de 200 kg de cocaína da quadrilha, além de veículos e aviões.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.