O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Amambai ofereceu, na última sexta-feira (21/01), denúncia contra Nicodemos Moura Rodovalho de Alencar, acusado por estupro de vulnerável em continuidade delitiva e coação contra duas adolescentes no município de Coronel Sapucaia.

As investigações realizadas pela Corregedoria da e entregues ao MPE apontam que Nicodemos se utilizava de seu cargo como escrivão no município de Coronel Sapucaia para atrair meninas de famílias pobres e praticar sexo com as mesmas, ora oferecendo dinheiro ou utilizando-se de grave ameaça.

Conforme a denúncia oferecida pelo Promotor de Justiça Eteócles Brito Júnior, o acusado realizava passeios noturnos e abordava as adolescentes oferecendo carona; ao conquistar a simpatia das jovens, o escrivão oferecia dinheiro para que elas praticassem sexo com ele. Uma das vítimas, com apenas 13 anos, foi levada para o alojamento da sede da delegacia da Polícia Civil por pelo menos três vezes. Em troca Nicodemos Moura pagou a adolescente com a quantia de 30 reais.

Já em janeiro deste ano o escrivão abordou outra jovem, oferecendo-lhe carona. Ao perceber que Nicodemos conduzia seu veículo em direção da fronteira, a adolescente de 15 anos questionou o acusado. A partir deste momento, o escrivão passou a ameaçar a vítima com uma arma de fogo, dirigindo-se para uma casa abandonada próximo à fronteira.

Após praticar sexo com a jovem, o escrivão empurrou a vítima contra a parede causando um ferimento no braço esquerdo. Neste momento a jovem fugiu do local buscando abrigo na casa de uma prima onde contou o ocorrido.

Após o início das investigações, a vítima conduziu os policiais até a casa utilizada pelo acusado, onde foram encontrados dois preservativos, usados na prática da violência sexual.

Diante dos fatos relatados pelas adolescentes, o denunciado foi preso em , logo após ameaçar as vítimas, configurando-se coação no curso do processo e teve sua prisão preventiva decretada. A Promotoria de Justiça requereu, ainda, que o acusado permaneça preso até o fim do processo.

(Com assessoria)