Associação de PMs critica portaria que proíbe polícia de atirar em pessoas em fuga
A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e dos Bombeiros (ACS) criticou a portaria editada pelo governo federal e que proíbe as polícias de atirar em pessoas em fuga ou em carros que furam blitz. Para a entidade, a prática já está incorporada no dia-a-dia dos agentes. “As diretrizes editadas na portaria não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e dos Bombeiros (ACS) criticou a portaria editada pelo governo federal e que proíbe as polícias de atirar em pessoas em fuga ou em carros que furam blitz. Para a entidade, a prática já está incorporada no dia-a-dia dos agentes.
“As diretrizes editadas na portaria não são novidades no meio policial militar, porque já estão editadas nas legislações das policias militares, e servem como base para a formação e o aperfeiçoamento profissional dos integrantes das instituições de segurança”, informa a nota.
As regras valem para todos os agentes de segurança pública, inclusive membros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Força Nacional de Segurança Pública.
A entidade ressalta que, nos estados, os policiais não estão obrigados a cumprir a portaria, mas o texto deixaria a entender que caso isso ocorra, as unidades federativas poderão deixar de receber recursos federais.
A portaria também prevê que as forças de segurança pública passem a usar equipamentos de menor potencial ofensivo, como gás de pimenta, bastões, coletes à prova de bala, munição de borracha, e a pistola taser. Sobre isso, a associação de praças espera que o apelo do governo federal não seja um “lobby disfarçado” em favor das empresas fabricantes destes artefatos.
A nota lembra ainda que a categoria luta pela aprovação da PEC 300 no Congresso Nacional, para estabelecer um piso nacional para os trabalhadores da segurança pública dos Estados.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bioparque divulga programação especial para dezembro
De terça-feira a sábado, ele funcionará das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Série de Ayrton Senna some do catálogo da Netflix; entenda o que aconteceu
Inesperadamente, a Netflix removeu a série Senna do catálogo de diversos países – incluindo no Brasil; saiba o que aconteceu
Edital seleciona projetos para oficinas de artesanato
Inscrições poderão ser feitas de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025
Richarlison e Amanda Araújo anunciam sexo e nome do filho: “Muita gratidão”
Richarlison e Amanda Araújo realizaram um Chá Revelação e descobriram o sexo do primeiro bebê que estão à espera; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.