Em Ponta Porã (MS), José Maria Viana Guedes* coordena, há dez anos, o projeto Ponto de Cultura Maculelê, desenvolvido pela Associação Cultural de Apoio à Capoeira – Grupo Camará.

O projeto atende a aproximadamente 150 crianças e jovens da Vila Áurea, Planalto, Marambaia, Academias Central Camará e Casa de Abrigo do Menor. Desde 2009, o projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, através de convênio firmado com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Durante as aulas são ministradas oficinas de capoeira, danças folclóricas, samba de roda, maculelê, puxada de rede e percussão. Os alunos têm acesso à internet e videoteca, palestras sobre cidadania e aulas de inglês.

O Grupo Camará Capoeira possui título de utilidade pública municipal e recebeu, por dois anos consecutivos, o título de melhor evento cultural do ano. O grupo também possui um CD e dois DVDs gravados, além de vários títulos de participação em eventos de capoeira.

De acordo com José Maria, que recebeu da Câmara de Vereadores de Ponta Porã a homenagem de Cidadão do Ano, o projeto ajuda a combater a violência através “da conscientização para a prática da cultura, do esporte, do estudo e da socialização”.