A Polícia Militar Ambiental autuou hoje Roberto Zanini Bordignon, de 51 anos, proprietário de uma serraria que vinha funcionando irregularmente no distrito de Albuquerque, em Corumbá.

Segundo informações da PMA, a atividade da serraria foi paralisada até que o responsável regularize suas atividades junto ao órgão ambiental competente, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, para os serviços de serviços de desdobro e beneficiamento de madeira na propriedade rural são necessários o Licenciamento Ambiental Simplificado para instalação e operação do equipamento.

Além disso, o material lenhoso a ser desdobrado e beneficiado deve estar contemplado por Comunicado de Aproveitamento de Pequeno Volume de Material Lenhoso Desvitalizado Seco, Autorização Ambiental para Supressão, Exploração Vegetal ou Aproveitamento de Material Lenhoso.

Diante disso, o responsável pela serraria recebeu multa de R$ 20 mil e responderá por crime ambiental, caso seja condenado, poderá receber pena de detenção, de um a seis meses.