Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de realizou na terça-feira (20) a operação ‘Ñanderu Guaçu’ (Protetor da Natureza, na lingua kaiowá), nas margens do rio Miranda.

A operação resultou na apreensão de 11 redes de pesca com tamanhos entre 20 e 40 metros, 5 tarrafas, diversos anzóis de galho, petrechos para espinhel, um barco, 2 motores, 4 espingardas, um revólver calibre 22, diversas munições calibre 22, fisga para pesagem de pescados, entre outros objetos.

Diante das apreensões, foram lavrados três autos de prisão em , dois por porte ilegal de arma de fogo, com fiança arbitrada em R$ 1,02 mil para cada autuado e um por pesca em período proibido, com utilização de petrechos e espécies fora da medida permitida, cuja fiança foi arbitrada em R$ 5,1 mil e multa a ser fixada pelos órgãos competentes.

A ação foi acompanhada pelo promotor de Justiça Gevair Ferreira Lima Junior, representante do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em oito endereços ao longo rio Miranda, conhecidos como Poço do Cabral, Poço da Areia, Assentamento Recanto do Rio Miranda e Assentamento Guardinha.