Perfuradora chega a mineiros presos sob a terra no Chile
O poço pelo qual serão içados os 33 mineiros presos em uma mina de cobre no Chile foi aberto na manhã deste sábado (9). A perfuradora T-130, do plano B de resgate, atingiu o local em que os mineiros estão presos às 8h05 locais (9h05 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O poço pelo qual serão içados os 33 mineiros presos em uma mina de cobre no Chile foi aberto na manhã deste sábado (9).
A perfuradora T-130, do plano B de resgate, atingiu o local em que os mineiros estão presos às 8h05 locais (9h05 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade de Copiapó, no norte do país, segundo o ministro de Mineração, Laurence Golborne.
Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram o feito, aos gritos de ‘Chi, chi, chi, le, le, le!’. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que já toca por mais de meia hora.
As equipes de resgate devem decidir mais tarde, ainda neste sábado, quando eles provavelmente vão começar a subir os mineiros, segundo Golborne. Ele afirmou que ainda resta muito trabalho a fazer.
Os engenheiros responsáveis pelo resgate precisam decidir se vai ser preciso ampliar o túnel com um cilindro de metal, antes que seja iniciada a subida dos mineiros, o que poderia ocorrer já a partir da terça-feira, segundo previsões anteriores do governo.
Nos últimos dias, os mineiros, presos a uma profundidade de 630 metros desde um acidente em 5 de agosto, fizeram atividades físicas mais intensas para se preparar para o resgate. Eles devem ser submetidos a uma dieta de alimentos sólidos seis horas antes de subir.
Um médico e um mineiro serão os primeiros a descer, revezadamente, à mina. No máximo, vão descer três pessoas de cada vez.
Na quinta-feira, as equipes de resgate fizeram uma simulação cronometrada de como serão os trabalhos.
“Isso é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar sentindo lá dentro”, disse à France Presse Gastón Henríquez, que esperava emocionado próximo à entrada da mina.
“Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos agora que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa”, disse Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Últimas Notícias
Operação contra PCC e CV prendeu 10 criminosos em três cidades de MS
Suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ou porte ilegal de arma de fogo
Mato Grosso do Sul passa a aplicar dose única de vacina contra a poliomelite
Medida visa substituir as duas doses da “gotinha”
Refis continua com atendimento remoto e presencial até dia 20, em Campo Grande
Com o programa é possível a renegociação das dívidas com até 80% de descontos sobre encargos
Jeep Renegade teria causado acidente com morte de funcionário de usina após ultrapassagem na BR-463
Veículos saíram da pista e capotaram às margens da BR-463 após a colisão na manhã desta sexta-feira (13)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.