Futuro presidente do STF vê dificuldades para implantação do voto dos presos
O futuro presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cézar Peluso, admitiu nesta terça-feira que o voto de presos provisórios aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de outubro deste ano pode não ser seguro em alguns Estados do país. Peluso disse que o voto nos presídios deve ser estudado antes da sua […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O futuro presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cézar Peluso, admitiu nesta terça-feira que o voto de presos provisórios aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de outubro deste ano pode não ser seguro em alguns Estados do país. Peluso disse que o voto nos presídios deve ser estudado antes da sua implementação, uma vez que “não é uma coisa simples”.
“Eu não sei [se é seguro], mas não é em todos os lugares. [O voto de presos] É o ideal, mas tem dificuldades de ordem prática. Tem que se estudar, não é uma coisa simples, mas tudo na vida é viável”, afirmou. Peluso assume a presidência do STF no dia 23 de abril em substituição ao ministro Gilmar Mendes, que deixa o cargo.
Além de Peluso, ministros do STF e do TSE admitem que o voto de presos provisórios, previsto em resolução aprovada no mês passado, pode ser “inviável”. Segundo reportagem publicada ontem pela Folha, Carlos Ayres Britto, presidente do tribunal eleitoral, Ricardo Lewandowski, seu sucessor, e o ministro Marco Aurélio Mello deram razão ao temor de diretores de penitenciárias e magistrados paulistas com possível interferência de facções criminosas, como o PCC e o Comando Vermelho, no voto de presos.
Os ministros afirmaram que o voto de presos provisórios pode não acontecer onde houver “problemas insuperáveis” e “argumentos robustos” contra a realização de eleições nos presídios. Segundo eles, porém, é um direito dos presos e, portanto, deve ser cumprido.
No mês passado, o TSE aprovou resolução determinando a instalação de seções eleitorais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes que cumprem medidas socio-educativas. O Brasil tem 473 mil presos, sendo 152 mil provisórios. Um terço deles, ou 52,5 mil, está no Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Publicado edital de processo seletivo em Figueirão com salários de até R$ 3,2 mil
Vagas são para professores de ensino básico e auxiliares de desenvolvimento infantil
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.