As autoridades paraguaias detiveram um cidadão brasileiro com prisão decretada pela Justiça paraguaia por narcotráfico no departamento de Canindeyú, na divisa com o estado do Paraná, informaram hoje fontes oficiais.

Trata-se de José Duarte Oliveira, de 32 anos, que foi detido na véspera durante uma operação realizada por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) na cidade de Salto del Guairá, capital de Canindeyú, a 300 quilômetros ao nordeste de Assunção e do outro lado da fronteira da cidade brasileira de Guaíra.

Oliveira foi detido em sua casa, onde funcionava uma oficina de motocicletas e foram apreendidos documentos migratórios supostamente falsificados.

Ele era procurado também por tráfico de maconha e tinha prisão decretada pela cidade de Terra Roxa, em Mato Grosso do Sul.

Segundo as autoridades paraguaias, nas regiões de floresta dos departamentos de Canindeyú, Amambay e Concepción, todos na fronteira com o Brasil, existem muitas plantações de maconha e operam diversas quadrilhas de narcotraficantes.