Pular para o conteúdo
Opinião

Excelência elétrica do Brasil

Aristoteles Drummond
Admin -

O setor elétrico brasileiro, na gestão do admirável brasileiro que foi Mario Bhering, marcante na Cemig e na Eletrobras, que presidiu nos governos Médici e Tancredo-Sarney, e que com o general Costa Cavalcanti foi responsável pela obra de Itaipu, criou a Memória da Eletricidade, para preservar a história de uma área relevante no processo de desenvolvimento do país.

O trabalho realizado por um pequeno grupo de abnegados funcionários inclui edições como os livros com entrevistas biográficas de homens de valor como José Antonio Muniz Lopes e José Luiz Alquéres, que são referências de importantes momentos na vida da Eletrobras.

Impressiona encontrar nos dois preciosos livros brasileiros especiais que passaram pelo setor, sem dúvida o mais respeitado antes da estatização, durante os anos de estatal, sempre com grandes obras, com excelência técnica e sem suspeições de mau uso do dinheiro público.

Anos dos governos militares até FHC, com dirigentes em diferentes funções como João Camilo Pena, Eliseu Resende, Astrogildo Quental, Flávio Decat, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, José Marcondes de Brito, César Cals, Aureliano Chaves, Altino Ventura, Antonio Carlos Holtz, Firmino Sampaio e Delcídio do Amaral, entre outros. E quando abrigava indicações políticas, eram para homens de espírito público. O depoimento de Muniz Lopes aponta para a grande contribuição do ex-governador de Mato Grosso José Garcia e seu filho Robério, no suprimento da região, base do progresso atual do . Ambos foram diretores da Eletronorte.

A velha guarda do setor, a começar por José Antonio, está entre os maiores conhecedores da Amazônia, do potencial energético a ser explorado. Muito se deixou de fazer pela ação nefasta de membros do Ministério Público e até prelados da Igreja Católica. A obra de Belo Monte foi fator de aumento significativo na qualidade de vida de milhares de brasileiros beneficiados com as compensações e royalties. Em nome do meio ambiente, manifestações de indiferença com a qualidade de vida da população. Entre as cidades no Pará mais bem atendidas em serviços básicos, estão aquelas em torno dos reservatórios de Tucuruí e Belo Monte. E obras fundamentais, como Cotingo, em Roraima, até hoje não saíram do papel.

O precisa resgatar sua tradição de empresas de engenharias eficientes nas obras públicas de porte envolvidas nos casos de de maneira equivocada, pois não foram autoras, mas vítimas da extorsão.

Os privados de fora do setor, hoje presentes em distribuidoras, nem sempre têm sido felizes nos resultados por desconhecerem particularidades especiais do universo da

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dino manda suspender pagamento de 1,2 mil emendas da saúde

Oficina ensinará jovens da periferia de Campo Grande a produzir filmes sobre suas vidas

Homem condenado por estuprar adolescente em praça é preso em MS

salario

Servidores municipais recebem salário de abril na próxima quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Empreiteira inicia ação de reparo na cratera aberta na nova avenida do São Conrado

Últimas Notícias

Mundo

Acordos comerciais ainda devem demorar algumas semanas, diz representante dos EUA

Embora já tenha "vários acordos no papel" prontos para fechar, negociações levarão tempo

Sem Categoria

Conclusão de creche do Proinfância custará R$ 2,51 milhões à Prefeitura de Jardim

Obra do Proinfância, do Governo Federal, é aguardada desde 2014. Empreendimento fica no final da Avenida Mato Grosso, em Jardim

Esportes

Inter de Milão assusta o Barcelona em bela semifinal de golaços e empate na Liga dos Campeões

Em jogo eletrizante, equipe italiana chegou abrir vantagem de 2 a 0, mas partida acabou em 3 a 3

Cotidiano

Ministério Público do Trabalho realiza regime de plantão durante feriado prolongado

Atendimento presencial nas sedes do MPT-MS volta ao regime normal na segunda-feira (5)