Exemplos para os jovens
Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste momento que vivemos uma certa orfandade de brasileiros exemplares, com dedicação integral às grandes causas e a serviços concretos prestados, com idealismo e honestidade, ocorre-me, com mais de meio século de participação na vida nacional, relembrar alguns nomes.
O primeiro foi meu introdutor no jornalismo, nos meus 19 anos, o então presidente dos Diários Associados, deputado João Calmon, que veio a exercer três mandatos de senador pelo Espírito Santo, com ênfase para a educação no Brasil. Este gargalo no nosso crescimento econômico e social teve poucos com tanta obstinação como João Calmon, embora recentemente tenhamos tido outro senador, Cristovam Buarque, também com exemplar luta pela melhoria do ensino em geral em nosso país. E tivemos pelo menos três grandes ministros da Educação em Jarbas Passarinho, Esther de Figueiredo Ferraz e Rubem Ludwig.
Firmeza, caráter e competência tivemos no parlamentar, homem público e ministro do Supremo Tribunal Federal Oscar Dias Corrêa, uma referência. Este homem severo, exemplar católico, exerceu na sua plenitude os serviços prestados ao país e a sua cultura até o fim da vida, como ocupante de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Esta casa, aliás, abrigou grandes vultos da vida nacional, como Getúlio Vargas, Roberto Marinho, Assis Chateaubriand e Roberto Campos. Todos deram uma contribuição positiva ao Brasil.
No próprio Parlamento, tivemos homens notáveis pela cultura e presença, que morreram pobres. De Minas, Elias de Sousa Carmo, Murilo Badaró, Itamar Franco, os Andradas desde sempre, José Maria Alkmin, Gustavo Capanema, Milton Campos,Aécio Cunha e outros. Do Rio, ilustres como Paschoal Carlos Magno, que foi vereador, Roberto Campos, Nelson Carneiro, Gilberto Marinho, o estadista Amaral Peixoto e Raimundo Padilha. O Nordeste nos deu, na Constituinte de 46, um Gilberto Freyre e, depois, senadores como Dinarte Mariz, Luís Viana Filho, João Cleofas, Rui Palmeira e Arnon de Melo, entre outros.
Tudo isso nos leva a crer que a sociedade mais culta tem de assumir a responsabilidade pela queda na qualidade em geral dos políticos em função de sua ausência ou alheamento. É preciso fazer política, como no passado, em que, inclusive, tivemos grandes líderes empresariais no Congresso, como Albano Franco, Horácio Lafer, Herbert Levy, Pereira Lopes, Correa da Costa – avô da Ministra Teresa Cristina-.
Vamos arregimentar valores!!!
*Articulista e escritor
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
MPMS recebe denúncia de candidaturas fictícias de mulheres no PSDB em Aquidauana
Candidatas não receberam verbas do Fundo Eleitoral e tiveram poucos votos
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Guardas municipais de Dourados têm porte de arma regulamentado por decreto
Medida foi publicada em Diário Oficial do Município
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.