Pular para o conteúdo
Mundo

Ucrânia ataca base aérea na Rússia em meio a maior ofensiva aérea de Moscou

Contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão
Agência Estado -
Imagem Ilustrativa

A Ucrânia afirmou neste sábado, 5, ter atingido uma base aérea na região de Voronezh, na . Segundo o Estado-Maior das ucranianas, a base de Borisoglebsk foi alvo de um ataque que teria destruído armamentos e ao menos uma aeronave. O contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão, com centenas de drones e mísseis disparados durante a noite.

Em uma publicação no Facebook, o Estado-Maior ucraniano disse que atingiu um depósito contendo bombas planadoras, uma aeronave de treinamento e “possivelmente outras aeronaves”, descrevendo a região como a “base” dos caças russos Su-34, Su-35S e Su-30SM. As autoridades russas ainda não se pronunciaram.

Os ataques a bases aéreas em território russo têm como objetivo enfraquecer a capacidade militar de Moscou e demonstrar que Kiev mantém poder de fogo para atingir alvos estratégicos de alto valor dentro da Rússia. No mês passado, a Ucrânia afirmou ter destruído mais de 40 aviões de guerra em um ataque surpresa com drones a aeródromos localizados no território russo.

A Rússia disparou 322 drones e chamarizes contra a Ucrânia durante a madrugada, segundo a força aérea ucraniana. Desses, 157 foram abatidos e 135 foram perdidos, provavelmente por terem sido bloqueados. De acordo com a força aérea, a região de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, foi o principal alvo do ataque. O governador Serhii Tyurin disse que não foram registrados danos, feridos ou mortes.

A Rússia vem intensificando seus ataques de longo alcance contra a Ucrânia. O país lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra durante a noite de quinta para sexta-feira, 4,. O de Kiev, Vitali Klitschko, disse que o número de pessoas mortas no ataque havia aumentado para duas. Outras 26 pessoas ficaram feridas.

A nova onda de ataques ocorreu depois que o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse na sexta-feira que teve uma ligação telefônica “muito importante e produtiva” com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo Zelenski, os dois líderes discutiram como as defesas aéreas ucranianas podem ser reforçadas, a possível produção conjunta de armas entre os EUA e a Ucrânia e os esforços mais amplos liderados pelos EUA para acabar com a guerra com a Rússia.

Perguntado por repórteres na noite de sexta-feira, 4, sobre a ligação, Trump disse: “Tivemos uma ligação muito boa, eu acho”.

Quando questionado sobre como encontrar uma maneira de acabar com a luta, Trump respondeu: “Eu não sei. Não posso lhe dizer se isso vai acontecer ou não”.

Os EUA interromperam algumas remessas de ajuda militar para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea importantes. Os principais apoiadores europeus da Ucrânia estão avaliando como podem ajudar a suprir a falta de ajuda. Zelenski diz que estão em andamento planos para desenvolver a indústria doméstica de armas da Ucrânia, mas o aumento da escala levará tempo.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que abateu 94 drones ucranianos durante a noite entre sexta e sábado, além de outros 12 na manhã de sábado. Não foram registradas vítimas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto