Pular para o conteúdo
Mundo

Trump confirma tarifa de 25% para México e Canadá e sinaliza taxar também produtos da China

Após o anúncio da medida, dólar ganhou impulso nos mercados globais
Agência Estado -
donald trump
Donald Trump (Reprodução, Instagram)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou tarifas de 25% para os produtos provenientes do México e do Canadá, que começam a vigorar já neste sábado, 1º de fevereiro.

Trump também mencionou que os EUA estão em processo de aplicar tarifas à , e afirmou: “(O país asiático) precisa parar de enviar fentanil (um opioide) para o nosso país e matar nosso povo”. De acordo com o presidente, esse será o motivo para que as tarifas sobre a China sejam implementadas em breve.

Após o anúncio da medida, nessa quinta-feira, 30, o dólar ganhou impulso nos mercados globais.

Trump disse que ainda não ter definido se incluirá na medida o petróleo desses países. “ ou não”, disse o presidente aos repórteres, no Salão Oval da Casa Branca.

“Vamos tomar essa decisão provavelmente hoje (quinta) à noite.” Trump disse que sua decisão se baseará no fato de o preço do petróleo cobrado pelos dois parceiros comerciais ser justo, embora a base de suas ameaças de tarifas se refira ao fim da imigração ilegal e ao contrabando de produtos químicos usados para o fentanil.

Os Estados Unidos importaram quase 4,6 milhões de barris de petróleo diariamente do Canadá em outubro e 563 mil barris do México, de acordo com a Administração de Informações sobre Energia.

‘Não precisamos dos produtos que eles têm’

México, de acordo com a Administração de Informações sobre Energia. A produção diária dos EUA durante esse mês foi, em média, de quase 13,5 milhões de barris por dia. Mas Trump não demonstrou preocupação de que as taxas de importação sobre os parceiros comerciais dos EUA teriam um impacto negativo sobre a economia dos EUA, apesar do risco demonstrado em muitas análises econômicas de preços mais altos.

“Não precisamos dos produtos que eles têm”, disse Trump. “Temos todo o petróleo de que vocês precisam. Temos todas as árvores de que vocês precisam, ou seja, a madeira serrada.”

O presidente também disse que a China pagaria tarifas por sua de produtos químicos usados para fabricar fentanil. Ele já havia declarado anteriormente uma tarifa de 10% que se somaria a outros impostos de importação cobrados sobre produtos da China.

Como reagiu o mercado financeiro

O mercado teve forte reação ao anúncio de Trump das tarifas para o México e o Canadá. Como resultado, moedas que vinham operando com valorização ante o dólar, como o euro e o peso mexicano, passaram a recuar. Pouco depois do final do pregão em Nova York, o dólar avançava mais de 1% em relação ao ativo mexicano, cotado a 20,7234 pesos

Ao anunciar as tarifas, Trump ressaltou que os EUA precisam “arrecadar dinheiro” de alguma forma, sugerindo que o aumento da arrecadação federal virá com a implementação de suas novas políticas tarifárias.

Lula fala em ‘reciprocidade’ em caso de taxação

Nesta quinta-feira, 30, mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se Trump taxar produtos importados do Brasil, haverá reciprocidade.

“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Não há nenhuma dificuldade”, disse Lula em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

Em evento para republicanos na Flórida, na segunda-feira, 27, o presidente americano afirmou que o Brasil está entre os países que cobram muitas tarifas e que querem “prejudicar” os EUA. “A China é um grande criador de tarifas, assim como a Índia, o Brasil e muitos outros países. Não vamos permitir que isso continue, porque vamos colocar os Estados Unidos em primeiro lugar”, afirmou Trump.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias

Mundo

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo

Trânsito

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Carro de condutor ainda destruiu muro de residência

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação