Pular para o conteúdo
Mundo

Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a revogar proteção temporária de migrantes

Juíza que atendeu ao pedido de Trump alegou que os demais magistrados da Corte falharam nas análises
Evelyn Mendes -
Presidente dos EUA, Donald Trump. (Arquivo, Midiamax)

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta sexta-feira, 30, o presidente norte-americano, Donald Trump, a revogar temporariamente o status legal de milhares de imigrantes venezuelanos, cubanos, nicaraguenses e haitianos. Eles se beneficiaram do programa do Joe Biden, conhecido domo CHNV, lançado entre 2022 e 2023. Durante a vigência do programa, cerca de 532 mil imigrantes desses quatro países, entraram de forma legal nos EUA.

A Suprema Corte, de maioria conservadora, atendeu a um pedido de urgência do governo Trump, ao revogar a suspensão. Desta forma, a medida entrará em vigor enquanto o caso ainda estiver sendo analisado por um tribunal de apelação.

A decisão não foi fundamentada, como costuma ocorrer em decisões de urgência, mas a juíza progressista Ketanji Brown Jackson manifestou sua oposição e acusou outros magistrados de “falharem em sua análise” sobre a necessidade de manter suspensão.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ela alertou para as “consequências devastadoras” de permitir que o governo desestabilize a vida e os meios de subsistência de quase meio milhão de estrangeiros que ainda têm processos em andamento. A juíza Sonia Sotomayor apoiou a avaliação de Brown Jackson.

Em março, a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, encerrou um programa especial criado pelo ex-presidente Joe Biden, que permiti a cidadão venezuelanos, cubanos, nicaraguenses e haitianos, residir legalmente nos EUA por dois anos, devido à situação dos em seus países de origem.

Mas a juíza federal Indira Talwani, do Tribunal Distrital Federal de Boston, suspendeu a decisão do governo americano em 14 de abril. Ela considerou que os casos dos imigrantes beneficiados pelo programa humanitário não poderiam ser tratados de forma coletiva.

Em sua avaliação, a tentativa de revogação do status legal representava uma interpretação equivocada da lei de por parte da administração Trump. Ao aplicar procedimentos de deportação acelerada, é utilizado tratamento normalmente usado para entradas ilegais, a imigrantes protegidos por programas humanitários.

Invasão

Em 19 de maio, a Suprema Corte também autorizou o governo revogar temporariamente o Status de Proteção Temporária (TPS), que impedia a deportação de cerca de 350 mil venezuelanos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A secretária Kristi Noem anulou a uma extensão de 18 meses do TPS, aprovada por seu antecessor democrata Alejandro Mayorkas, que deveria entrar em vigor de abril. A justificativa foi o caráter “autoritário” do regime de Nicolás Maduro.

Trump fez da luta contra a imigração irregular uma prioridade absoluta, e, com frequência, faz referência uma “invasão” de criminosos estrangeiros, promovendo de deportação.

No entanto, seu plano de expulsões em massa tem sido frequentemente barrado por decisões judiciais, inclusive da própria Suprema Corte, com base no direito dos imigrantes de apresentarem defesa legal.

O governo Trump costuma acusar os juízes que opõem às suas medidas de “desrespeitar as prerrogativas do Executivo”

*Informações UOL e AFP

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã

Trânsito

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Parte do guard rail ficou completamente destruído com o impacto

Brasil

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa

Polícia

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Quem tiver informações pode entrar em contato pelo 67 – 99284 – 2233