Pular para o conteúdo
Mundo

O que são as rochas ‘parecidas com jabuticabas’ encontradas pela Nasa em Marte

Equipe de pesquisadores está investigando para entender a origem dessas 'novas' rochas
Agência Estado -
Rocha, chamada de “Baía de St. Paul” - Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU

A equipe científica do rover Perseverance, robô da Agência Aeroespacial dos () que explora Marte, ficou surpresa com a descoberta de uma rocha marciana composta de centenas de esferas milimétricas. As imagens foram produzidas entre 11 e 13 de março e divulgadas pela Nasa no último dia 21.

No Brasil, a aparência do achado tem sido comparada a jabuticabas. A equipe agora trabalha para entender a origem dessas saliências de cor mais escura na pedra.

Algumas têm a forma de elipse, mais alongada, outras apresentam pequenos furos ou parecem estar quebradas.

Nomeada “Baía de ” pela equipe, a rocha com “objetos estranhos” está na área mais baixa da Colina Witch Hazel, na borda da Jezero, investigada pelo rover Perseverance.

A imagem é um mosaico do SuperCam Remote Micro Imager (RMI) processado por fusão. Uma série de faixas claras e escuras era visível da órbita; o rover conseguiu abrasar e amostrar uma das camadas de tom claro, onde foi avistada a textura diferente.

Mirtilos e pipocas

Segundo a Nasa, esses “mirtilos marcianos” já tinham sido avistados em outras regiões do planeta – em 2004, pelo rover Opportunity, em uma região plana do planeta chamada de Meridiani Planum, e mais tarde nas rochas da Baía Yellowknife na cratera Gale.

O próprio Perseverance detectou há alguns meses texturas semelhantes a pipoca em rochas sedimentares no canal de entrada da cratera Jezero, um vale conhecido como Neretva Vallis.

Nesses casos, a interpretação dos cientistas foi que se tratavam de concreções resultantes da interação com água subterrânea que circula pelos espaços porosos na rocha. Mas nem todas as esferas se formam dessa maneira.

Na Terra, também há rochas formadas pelo resfriamento rápido de gotículas de rocha fundida em uma erupção vulcânica, por exemplo ou pela condensação de rochas vaporizadas pelo impacto de um meteorito.

É importante determinar o contexto e origem das esferas porque cada mecanismo de formação teria implicações diferentes para a evolução das rochas e a história geológica da borda da cratera Jezero.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

1797 – Fundação de Miranda

Últimas Notícias

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira

Famosos

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

Babi Cruz pegou os fãs de surpresa ao revelar uma piora na consciência de Arlindo Cruz, que luta contra sequelas de um AVC que sofreu em 2017

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado