Morre Jean-Marie Le Pen, ex-líder da extrema direita francesa

Político concorreu cinco vezes à presidência da França

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Le Pen morreu aos 96 anos nesta terça (7) (Foto: Joel Saget/AFP)

Ex-líder da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen morreu nesta terça-feira (7), aos 96 anos, segundo um comunicado divulgado por sua família à AFP, agência de notícias francesa.

O político estava internado em uma casa de repouso há várias semanas, em condição de saúde debilitada, e morreu, conforme o comunicado, “cercado por seus entes queridos”, ao meio-dia do horário local (7h, horário de MS).

Le Pen foi o fundador do partido Frente Nacional, atual RN (Reunião Nacional), principal partido de extrema-direita na França. Ele se candidatou à presidência do país em cinco oportunidades, a mais recente em 2007, mas não teve sucesso em nenhuma delas. Ele teve vários problemas na Justiça por condenações por antissemitismo e acusações de racismo e xenofobia.

Uma de suas filhas, Marine Le Pen, também concorreu à presidência da França, nos anos de 2012, 2017 e 2022, e foi a responsável por transformar o partido no atual Reunião Nacional.

O político já vinha sofrendo com complicações de saúde nos últimos anos e teve um problema cardíaco em abril de 2023. Ele nomeou, no ano seguinte, suas três filhas – Marine, Marie-Caroline e Yann – como suas representantes pelo seu estado de saúde debilitado.

*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante

Conteúdos relacionados

Deputados estão em Washington para acompanhar posse de Donald Trump