Pular para o conteúdo
Mundo

Índia e Pasquistão vão discutir manutenção do cessar-fogo

O primeiro acordo de cessar-fogo aconteceu no último sábado, 10, com mediação do governo norte-americano
Agência Brasil -
Militares Indianos - Reprodução: Redes Sociais

A Índia e o Paquistão realizam nesta segunda-feira (12) uma nova reunião, entre chefes militares, para discutir a manutenção do cessar-fogo na norte dos dois países.

De acordo com informação de agências internacionais, embora algumas escolas permaneçam fechadas, Nova Déli já reabriu todos os aeroportos e o exército indiano afirmou que a noite de domingo, ao longo da fronteira, foi a primeira “pacífica” dos últimos dias.

O primeiro acordo de cessar-fogo foi alcançado no sábado (10), com mediação dos Estados Unidos.

A fronteira entre Índia e Paquistão – duas potências nucleares – viveu uma escalada de tensão após homens armados dispararem contra turistas que visitavam Jammu e Caxemira, no dia 22 de abril, matando pelo menos 26 pessoas e ferindo outras dezenas.

Na semana passada, a Força Aérea Indiana realizou uma série de ataques em território paquistanês. Os dois países administram partes da região dos ataques, no Himalaia, mas reivindicam a totalidade do território há décadas.

O governo brasileiro saudou, nesse fim de semana, o anúncio do acordo que prevê o fim de “todos os disparos e ações militares por terra, ar e mar”.

O Ministério das Relações Exteriores estava acompanhando as ações militares na região da Caxemira; e orientou os brasileiros a evitar viagens não essenciais para as proximidades da área.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também disse que o cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão foi “um passo positivo para acabar com as agressões entre os dois países vizinhos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

depac

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

psg mundial

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Últimas Notícias

Esportes

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

Com a vitória, o gaúcho assume a liderança do campeonato, com uma vantagem de 40 pontos

Mundo

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Trump ainda reafirmou que os EUA seguem apoiando Israel

Mundo

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Epicentro do terremoto foi localizado no oceano, próximo à cidade costeira de Callao

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto