Pular para o conteúdo
Mundo

Hamas divulga que aceitou nova proposta de mediadores para cessar fogo em Gaza

Pausa nos conflitos seriam para evitar tragédias durante os feriados islâmicos e judaicos
Ari Theodoro -
Foto: Mohammed Salem/ Reuters

Neste sábado (29), um alto integrante do gabinete político do Hamas informou que o movimento islamista da aceitou nova proposta para cessar-fogo em Gaza, que foi apresentada pelos mediadores e solicitou que possa aprovar a medida também.

“Há dois dias, recebemos uma proposta dos irmãos mediadores de e Catar. Tratamos positivamente e a aprovamos. Esperamos que a ocupação [Israel] não a bloqueie. As armas da resistência são uma linha vermelha”, foram as palavras de Khalil al Hayya do Hamas.

Entre os principais objetivos deste cessar fogo, a trégua seria para evitar confrontos durante os feriados islâmicos e judaicos que acontecem nos próximos dias. A pausa englobaria o Eid al-Fitr — festividade muçulmana que marca o final do Ramadã, (hoje e amanhã (29 e 30), e a Páscoa judaica (que vai de 12 a 20 de abril).

Outro membro do gabinete político do Hamas, Basem Naim, informou ontem (28) que houve avanços nas conversas entre o movimento islamista e os mediadores, no momento em que Israel mantém uma intensa ofensiva em Gaza.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que recebeu proposta dos mediadores. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realizou uma série de consultas ontem, após a proposta dos mediadores. E algumas horas atrás, Israel transmitiu aos mediadores uma contraproposta em coordenação total com os EUA.

Reportagem do Uol informa ainda que fontes palestinas, próximas ao Hamas, disseram à AFP que as conversas começaram na quinta-feira (27) entre o grupo palestino, Egito e Catar, com o objetivo de reativar o acordo para um cessar-fogo e a libertação dos reféns.

Lembrando que, em 18 de março, Israel rompeu a  trégua que deu uma esperança à população de Gaza por quase dois meses. Mas os  bombardeios recomeçaram no território palestino.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro capota e motorista sai ileso após acidente em rodovia em Paraíso das Águas

Foragido da Justiça paulista é preso em Dourados durante operação na Aldeia Jaguapiru

VÍDEO: Morador denuncia viaturas dos bombeiros encontradas abandonadas em Campo Grande

Desapega CG, Encontro de Carros Antigos e peças de teatro movimentam fim de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Precisa de médico? Confira a escala da Sesau nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Política

Riedel participa da abertura da 53ª Expobel em Bela Vista

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa às 10h desta sexta-feira (18), da solenidade de abertura da 53ª Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista). De acordo com a agenda divulgada pela assessoria de comunicação, o evento ocorre no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro (Tatersal), no Parque de Exposições Rio Apa. … Continued

Cotidiano

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Beneficiários com NIS final 1 recebem hoje a parcela deste mês; Mato Grosso do Sul tem 201.512 famílias cadastradas no programa social

Mundo

Em carta a Bolsonaro, Trump volta vincular taxa a processo do golpe

Taxação é uma "manifestação de desaprovação" em relação à ação penal do golpe de Estado

Brasil

Senadores pedem impeachment da ministra do STF Cármen Lúcia

Magistrada teria agido "de forma incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo que ocupa"