Um “pequeno número” dos 90 caminhões da ONU que entregaram ajuda humanitária em Gaza na quarta-feira (21), pela primeira vez desde março, foram “interceptados” por residentes ameaçados pela fome, disse um porta-voz da ONU, nesta quinta-feira (22).
“Soubemos que um pequeno número de caminhões que transportavam farinha foram interceptados por residentes e tiveram sua carga retirada”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, sem utilizar a palavra “saque”.
“Pelo que sei, não se tratou de um ato criminoso envolvendo homens armados, foi o que às vezes descrevi como autodistribuição, o que reflete o alto nível de ansiedade dos moradores de Gaza, que não sabem quando será feita a próxima entrega de ajuda humanitária”, insistiu.
Após o anúncio de Israel, no domingo, de que permitiria a entrada de ajuda limitada no território depois de dois meses e meio de bloqueio, a ONU demonstrou preocupação pelo risco de saques.
Israel permitiu a entrada de cerca de 200 caminhões da ONU na Faixa de Gaza através da passagem fronteiriça de Kerem Shalom. Os veículos devem ser descarregados imediatamente e depois recarregados em outros antes de chegarem aos armazéns da ONU.
As Nações Unidas informaram, na véspera, que aproximadamente 90 caminhões com alimentos para bebês, farinha e medicamento puderam sair de Kare Shalom, na quarta-feira (21), para distribuição em Gaza.
O Programa Mundial de Alimentos anunciou que conseguiu abastecer várias padarias com farinhas, o que permitiu “fazer pães frescos pela primeira vez em mais de dois meses”.
Desde as 15h00 GMT (12h em Brasília) de quinta-feira, nenhum outro comboio saiu de Karem Shalom, disse Dujarric.
*Informações UOL.
***
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!