Pular para o conteúdo
Mundo

Asteroide ‘potencialmente perigoso’ e maior que pirâmide do Egito passa ao lado da Terra, diz Nasa

Este tipo de asteroide é definido com base em parâmetros que medem potencial de aproximação da Terra
Agência Estado -
Foto: Stéphane Masclaux/stock.adobe.com

Um asteroide de 165 metros de altura, comparável ao histórico Edifício do centro de e maior que a Pirâmide Gizé (147 metros), do , passou ao lado da Terra na manhã desta quarta-feira, 26, informou a , a Agência Espacial dos Estados Unidos.

De acordo com os cálculos do órgão americano, a distância do corpo celeste (2014 TN17) para o nosso planeta foi de aproximadamente 5,1 milhões de quilômetros, intervalo considerado grande, mas o suficiente para a agência apontá-lo como “potencialmente perigoso” (PHA, na sigla em inglês), em razão do seu tamanho.

Conforme a Nasa, os PHAs são os asteroides que se aproximam da Terra a uma distância menor do que 7.480.000 km ou que possuem diâmetro acima de 140 metros. No caso do 2014 TN17, o tamanho do seu diâmetro poderia variar entre 130 metros e 290 metros.

Asteroides Potencialmente Perigosos (PHAs) são atualmente definidos com base em parâmetros que medem o potencial que o corpo celeste tem de fazer aproximações ameaçadoras da Terra, diz a agência espacial americana.

“Asteroides que não conseguem chegar mais perto da Terra do que 0,05 ua (aproximadamente 7.480.000 km ou 4.650.000 milhas) ou são menores do que cerca de 140 m não são considerados PHAs (asteroide potencialmente perigoso)”, acrescenta a Nasa.

A UA é uma unidade de medida astronômica que corresponde a 149.597,870 quilômetros.

O nível de raridade do 2014 TN17, com base no seu tamanho, foi de um dentro da escala estabelecida pela agência. Isso significa que, pelo menos uma vez por mês, um asteroide desta proporção passa ao lado da Terra.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

POLÍCIA CIVIL

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

CNBB: Papa Francisco refletia a ‘humanidade do evangelho’

Homem assassinado em mercado disse a familiar que sua morte havia sido encomendada em MS

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Homem acusado de matar cunhado a tiro em fazenda é preso em MS

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

O sobrevoo foi suspenso e deve retornar nesta terça-feira

Mundo

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Rito faz parte da tradição chamada Sé Vacante

MidiaMAIS

Era do último Papa? Entenda profecia de São Malaquias e relação com próximo conclave

Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), no Vaticano

Cotidiano

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

A expectativa é que no feriadão de 1º de maio haja mais procura