Pular para o conteúdo
Mundo

Após trégua com Irã, EUA retomam ofensiva diplomática por cessar-fogo em Gaza

"Acho que estamos muito próximos", afirmou o presidente Donald Trump
Agência Estado -
Imagem ilustrativa

Os Estados Unidos iniciaram uma nova ofensiva diplomática para encerrar os combates e libertar reféns na Faixa de Gaza, segundo o Wall Street Journal, em um esforço que busca aproveitar o impulso do recente acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã. O presidente afirmou que deseja transformar a trégua em um caminho para pôr fim à guerra que já dura quase dois anos no .

Apesar de ainda haver divergências importantes entre Israel e o Hamas, autoridades árabes que atuam como mediadoras relataram que ambas as partes demonstraram interesse em chegar a um acordo. As negociações estão ocorrendo por telefone, mas uma reunião presencial no , que, junto com o Catar, tem mediado os diálogos, deve acontecer em breve.

“O cessar-fogo entre Israel e Irã melhorou o ambiente das conversas sobre Gaza”, afirmou Trump nesta quarta-feira, 25, durante a cúpula da Otan em Haia. “Acho que estamos muito próximos. Teremos boas notícias”, disse ele, após ser informado sobre os avanços pelo enviado especial americano Steve Witkoff.

O governo dos EUA já expressou anteriormente otimismo sobre um acordo em Gaza, mas viu repetidamente as negociações fracassarem O principal obstáculo tem sido a recusa de Israel em aceitar a exigência do Hamas por um fim definitivo da guerra. Israel também insiste no desarmamento do grupo militante.

A nova proposta prevê a libertação de 10 reféns israelenses vivos (dos cerca de 20 que se acredita ainda estarem vivos) em troca da libertação de um número bem maior de prisioneiros palestinos por Israel e o compromisso com um cessar-fogo de 60 dias – que seria seguido por uma trégua permanente.

Segundo os mediadores, o Hamas está disposto a aceitar garantias públicas dos EUA de que Israel participará de negociações para encerrar o conflito, algo que teme que o governo israelense possa evitar, como fez após o acordo de janeiro, que libertou 25 reféns vivos.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área