Pular para o conteúdo
Mundo

VÍDEO: jovem é resgatada após 10 anos em cativeiro em Gaza

Operação de resgate foi liderada pelos Estados Unidos, com apoio de autoridades do Iraque; libertação da jovem também envolveu Israel e Jordânia
Da Redação -
(Reprodução/Youtube (@standwithus)

Uma jovem de 21 anos que ficou uma década em cativeiro em Gaza foi libertada esta semana. A iraquiana Fawzia Amin Sido foi sequestrada por militantes do grupo Estado Islâmico quando tinha apenas 11 anos.

Fawzia Amin Sido é de origem yazidi, uma minoria religiosa e étnica que vive no Iraque há mais de 6.000 anos. Em 2014, milhares de mulheres e crianças yazidis foram escravizadas pelo grupo radical no Iraque e na Síria.

A operação de foi liderada pelos Estados Unidos, com apoio de autoridades do Iraque. Libertação da jovem também envolveu e Jordânia.

Ela foi libertada após mais de quatro meses de esforços. Tentativas anteriores falharam devido à difícil situação de segurança resultante da ofensiva militar de Israel em Gaza, disse Silwan Sinjaree, chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores do Iraque, à Reuters.

As autoridades não forneceram detalhes sobre como Fawzia foi libertada. O diretor do departamento de diplomacia digital do Ministério das Relações Exteriores de Israel, David Saranga, postou no X que “Fawzia, uma menina yazidi sequestrada pelo ISIS no Iraque e trazida para Gaza com apenas 11 anos de idade, foi finalmente resgatada pelas forças de segurança israelenses.”

A jovem foi sequestrada de sua casa no Iraque aos 11 anos e traficada para Gaza. De acordo com David Saranga, o responsável pelo sequestro foi morto recentemente, permitindo que ela escapasse e buscasse repatriação.

Fawzia Amin Sido estava em boas condições físicas. Apesar disso, ela apresentava sinais de trauma pelo tempo que passou no cativeiro e pela situação humanitária em Gaza. A jovem já se encontra com a família, no norte do Iraque.

Mulheres yazidis foram vendidas como escravas sexuais

Mais de 6.000 yazidis foram capturados por militantes do Estado Islâmico na região de Sinjar, no Iraque, em 2014. Muitas mulheres foram vendidas como escravas sexuais. Os homens foram treinados como crianças-soldados e levados através das fronteiras, incluindo para a Turquia e a Síria. Ao longo dos anos, mais de 3.500 pessoas foram resgatadas ou libertadas, segundo as autoridades iraquianas, e cerca de 2.600 ainda estão desaparecidas. Por causa do tempo, especialistas acreditam que muitos estão mortos, mas ativistas yazidis dizem acreditar que centenas ainda estão vivos.

No mundo inteiro, os yazidis somam um milhão e meio. Um terço desta comunidade se encontra no Iraque. Outras comunidades estão estabelecidas na Turquia, na Geórgia e na Armênia, sem contar a diáspora no Ocidente, segundo o site do Vaticano. A Constituição iraquiana de 2005 reconheceu o direito desta comunidade de praticar seu culto e reservou a ela assentos na Nacional e no Parlamento autônomo curdo.

Grupo foi rotulado como “infiel” pelo autodenominado Estado Islâmico. Vivendo em cantos remotos das montanhas do Curdistão, os yazidis, comunidade de língua curda, seguem uma religião, cujas origens remontam ao mazdeísmo, nascido no Irã há quase 4.000 anos, e ao culto de Mitra. Com o tempo, incorporaram elementos do Islã e do Cristianismo.

(Com informações do UOL)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento vão à final em Copa do Mundo

interdições em Campo Grande

Agetran informa trechos de interdições programadas para este sábado e domingo

Prefeitura publica edital de processo seletivo com 375 vagas para professores da Reme

Nikolas Ferreira recebe moção das mãos de vereador em Campo Grande: ‘Honra e admiração’

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: ônibus transita normalmente com porta danificada aberta

Coletivo linha 515 - (Damha 1 / T. Hércules Maymone)

Brasil

Anatel e Ancine vão atuar para combater pirataria de filmes e séries

As duas agências deverão intensificar a fiscalização e o bloqueio de plataformas piratas

Trânsito

Jovem vítima de acidente morre após ficar internado dois dias em UTI

Acidente entre moto e ônibus na Rua Egídio Thomé com a Rua Luís Corrêa

Cotidiano

Semana do Registre-se tem mais de 3 mil atendimentos em Campo Grande

Com atendimentos na capital e em 21 comarcas do interior