Pular para o conteúdo
Mundo

Israel retoma ataques em Gaza após fim de semana com recorde de vítimas

Autoridades palestinas dizem que pelo menos 90 pessoas foram mortas no sábado
Da Redação -
(Reprodução)

Israel atacou o sul e o centro da Faixa de Gaza nesta segunda-feira (15) para colocar mais pressão sobre o Hamas, após um ataque no fim de semana contra a liderança do grupo militante que matou dezenas de palestinos acampados em uma “zona segura” designada.

Dois dias depois de o ataque israelense ter transformado uma zona populosa de Mawasi, perto da costa do Mediterrâneo, num terreno baldio carbonizado, repleto de carros em chamas e corpos mutilados, os sobreviventes deslocados disseram que não tinham ideia para onde deveriam ir a seguir.

“Aqueles momentos em que o chão tremia sob meus pés e a poeira e a areia subiam para o céu e eu via corpos desmembrados – foram diferentes de tudo que já vi na minha vida”, disse Aya Mohammad, 30 anos, vendedora de mercado em Mawasi, contatada por mensagem de texto.

“Para onde ir é o que todo mundo pergunta e ninguém tem a resposta”.

Mawasi, na periferia oeste de Khan Younis, tem abrigado centenas de milhares de palestinos que fugiram para a área depois que Israel a declarou uma zona segura. Israel disse que o seu ataque no sábado teve como alvo o comandante militar do Hamas, Mohammed Deif, um dos arquitetos do ataque de 7 de outubro a cidades e aldeias israelenses que desencadeou na guerra em Gaza.

Autoridades palestinas dizem que pelo menos 90 pessoas foram mortas no sábado (13) e muitas centenas ficaram feridas. Jornalistas da Reuters presentes no local filmaram a carnificina, com moradores carregando feridos e mortos em meio a chamas e fumaça.

Mais ao sul, em Rafah, principal foco do avanço de Israel desde maio, moradores relataram novos combates na segunda-feira (15). As forças israelenses nas partes oeste e central da cidade explodiram várias casas, disseram. Autoridades médicas disseram ter recuperado dez corpos de palestinos mortos por fogo israelense nas áreas orientais da cidade, alguns dos quais já haviam começado a se decompor.

Os militares também intensificaram os bombardeamentos aéreos e de tanques no centro de Gaza, nos históricos campos de refugiados de Al-Bureij e Al-Maghazi. Autoridades de saúde disseram que cinco palestinos foram mortos em um ataque aéreo israelense contra uma casa no campo de Maghazi.

Os militares israelenses disseram que as forças aéreas atingiram dezenas de alvos militares palestinos em Gaza, matando muitos homens armados. Ele disse que as forças mataram homens armados em Rafah e no centro de Gaza, às vezes em combate corpo a corpo.

Um comunicado da brigada Al-Quds, o braço armado do grupo militante da Jihad Islâmica, disse que os seus combatentes estavam envolvidos em batalhas ferozes no campo de Yabna, em Rafah.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio