Governo da Coreia do Sul impõe lei marcial no país
Presidente afirma que medida foi adotada para conter “elementos pró-Coreia do Norte”
Da Redação –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo da Coreia do Sul decretou nesta terça-feira (3) a lei marcial no país para proteger o território contra espiões pró-Coreia do Norte. O anúncio foi feito pelo presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, em um pronunciamento-surpresa, que enfrentou duros protestos da oposição e autoridades do país. A lei marcial restringe o acesso a direitos civis básicos e substitui a legislação padrão por leis militares.
No pronunciamento emitido nas TVs sul-coreanas, Yeol não especificou as ameaças da Coreia do Norte que justificam a imposição da lei marcial. Ele disse que a medida foi adotada para detectar “elementos pró-Coreia do Norte”.
“Declaro lei marcial para proteger a livre República da Coreia da ameaça das forças comunistas norte-coreanas, para erradicar as desprezíveis forças antiestado pró-norte-coreanas que estão saqueando a liberdade e a felicidade do nosso povo, e para proteger a ordem constitucional livre”, afirmou Yoon.
De acordo com apuração do g1, o presidente criticou movimentos realizados nesta semana pela oposição do país na Câmara dos Deputados. A exemplo disso, uma moção de impeachment contra promotores do país a rejeição a uma proposta de orçamento do governo.
Como resposta, o chefe de polícia da Coreia do Sul criticou a medida e convocou uma reunião de emergência ainda nesta terça para debate.
Membros do governo também se posicionaram contra a imposição da lei, na mesma medida em que a oposição protestou contra a decisão do presidente e convocou todos os partidos a irem ao Parlamento, na capital, para protestar contra adoção da lei marcial.
Também da oposição, o presidente do Parlamento afirmou que faria uma sessão de urgência na noite desta terça para discutir o anúncio presidencial. Entretanto, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o Parlamento foi fechado, e todos os acessos a ele, bloqueados.
O ex-ministro da Justiça sul-coreano, Han Dong-hoon, afirmou que a declaração da lei marcial é “errada” e irá pará-la com a ajuda do povo.
Texto: Gustavo Henn
Notícias mais lidas agora
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
Últimas Notícias
Piloto de MS que sobreviveu a queda de helicóptero disse que ficou desorientado por causa do mau tempo
Segundo a sala de rádio do heliporto Helicidade, o helicóptero decolou sob visibilidade ruim em razão do tempo fechado
Licitações do Fonplata encaminhadas pela gestão anterior são suspensas em Dourados
Editais foram publicados em Diário Oficial do Município nesta sexta-feira
Acusada de traição, ex-BBB Sarah Aline expõe relacionamento abusivo com Rhudson Victor
Após Rhudson Victor a acusar de traição, Sarah Aline botou a boca no trombone e explicou a situação que causou o término do relacionamento
Chamariz de clientes, área kids é aposta de restaurantes em Campo Grande
Famílias levam em conta a área kids na hora de escolher o local da refeição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.