Ex-Twitter, ‘X’ é ineficaz contra aumento da desinformação nas eleições dos EUA, diz relatório

O recurso coletivo chamado “Notas da Comunidade” não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rede social X, antigo Twitter (Foto: Reprodução)

O recurso coletivo de verificação de fatos do antigo Twitter, atualmente X, chamado “Notas da Comunidade”, não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos. É o que traz relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH, na sigla em inglês), divulgado na última quarta-feira (30).

Reportagem da agência Reuters traz que, das 283 publicações enganosas do X que o CCDH analisou, 209, ou 74%, não exibiam notas corretivas visíveis para todos os usuários, deixando de combater adequadamente as afirmações falsas e enganosas sobre as eleições.

“As 209 publicações enganosas em nossa amostra que não exibiram as Notas da Comunidade disponíveis para todos os usuários acumularam 2,2 bilhões de visualizações”, informou o CCDH.

O dono do X, Elon Musk, que endossou o candidato presidencial republicano Donald Trump em julho, esteve recentemente em eventos de campanha, onde fez declarações falsas sobre a eleição de 5 de novembro – dentre elas, alegações de que imigrantes ilegais poderiam votar, o que foi desmentido.

As redes sociais, incluindo o X, estão sob análise há anos devido à disseminação de desinformação e teorias da conspiração, incluindo informações falsas sobre eleições e vacinas. Até o momento, o X não respondeu ao pedido de comentário feito pela Reuters.

Notas da Comunidade

O X lançou o recurso “Notas da Comunidade” no ano passado, permitindo que os usuários sinalizem conteúdos enganosos diretamente nas publicações, transferindo a responsabilidade de verificação para a comunidade.

Vários governos, incluindo Austrália, Reino Unido e Brasil, levantaram preocupações sobre o conteúdo no X. Nesse contexto, pesquisas indicam que Trump está em uma disputa acirrada com a vice-presidente democrata, Kamala Harris, enquanto Musk se destaca como um dos maiores e mais expressivos apoiadores financeiros de Trump.

Além disso, em agosto, secretários de Estado de cinco estados dos EUA pediram que Musk corrigisse o chatbot de IA do X, alegando que ele havia propagado desinformação sobre a eleição.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

trump