Ex-Twitter, ‘X’ é ineficaz contra aumento da desinformação nas eleições dos EUA, diz relatório
O recurso coletivo chamado “Notas da Comunidade” não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos
Helder Carvalho –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O recurso coletivo de verificação de fatos do antigo Twitter, atualmente X, chamado “Notas da Comunidade”, não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos. É o que traz relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH, na sigla em inglês), divulgado na última quarta-feira (30).
Reportagem da agência Reuters traz que, das 283 publicações enganosas do X que o CCDH analisou, 209, ou 74%, não exibiam notas corretivas visíveis para todos os usuários, deixando de combater adequadamente as afirmações falsas e enganosas sobre as eleições.
“As 209 publicações enganosas em nossa amostra que não exibiram as Notas da Comunidade disponíveis para todos os usuários acumularam 2,2 bilhões de visualizações”, informou o CCDH.
O dono do X, Elon Musk, que endossou o candidato presidencial republicano Donald Trump em julho, esteve recentemente em eventos de campanha, onde fez declarações falsas sobre a eleição de 5 de novembro – dentre elas, alegações de que imigrantes ilegais poderiam votar, o que foi desmentido.
As redes sociais, incluindo o X, estão sob análise há anos devido à disseminação de desinformação e teorias da conspiração, incluindo informações falsas sobre eleições e vacinas. Até o momento, o X não respondeu ao pedido de comentário feito pela Reuters.
Notas da Comunidade
O X lançou o recurso “Notas da Comunidade” no ano passado, permitindo que os usuários sinalizem conteúdos enganosos diretamente nas publicações, transferindo a responsabilidade de verificação para a comunidade.
Vários governos, incluindo Austrália, Reino Unido e Brasil, levantaram preocupações sobre o conteúdo no X. Nesse contexto, pesquisas indicam que Trump está em uma disputa acirrada com a vice-presidente democrata, Kamala Harris, enquanto Musk se destaca como um dos maiores e mais expressivos apoiadores financeiros de Trump.
Além disso, em agosto, secretários de Estado de cinco estados dos EUA pediram que Musk corrigisse o chatbot de IA do X, alegando que ele havia propagado desinformação sobre a eleição.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Dupla invade casa e tenta matar morador na frente da filha de 6 anos em Campo Grande
- STF nega mais uma tentativa de Waldir Neves para voltar ao TCE-MS e mantém tornozeleira
- ‘R$ 290 mil é café’: lobista ironiza com advogado de MS sobre valor para comprar sentença no STJ
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
Últimas Notícias
A Fazenda 16: Babi faz grave acusação e Record corta câmeras: “Expulso”
Após a formação de Roça, Babi Muniz fez gravíssimas acusações contra um peão e obrigou a Record a cortar as câmeras da sede; entenda
Lista de emprego da Funsat tem 2 mil vagas nesta quarta-feira
São 250 empresas de Campo Grande selecionando trabalhadores
Dourados e região seguem com alerta de chuvas intensas até quinta-feira
Aviso emitido pelo Inmet vigora até as 10 hora
Onde assistir: Quarta-feira de futebol tem dois jogos pela 32ª rodada do Brasileirão
Cruzeiro enfrenta o Flamengo enquanto Atléticos mineiro e goiano se enfrentam às 20 horas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.